
O Cianorte está garantido na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. A confirmação foi dada na tarde desta sexta-feira (26) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time paranaense foi garantido por causa de uma mudança no formato do torneio.
A partir do próximo ano, a quarta divisão nacional deixa de ter 40 equipes e passará a contar com 32 clubes. Serão quatro vagas para os times que caíram da Série C e outras 27 para indicação das federações, sendo uma por estado. O Cianorte ficou com a vaga por ter ficado com a quinta colocação da Série D deste ano.
Com a confirmação, o Paraná terá novamente duas equipes na próxima edição da Série D. O outro representante será o clube com melhor campanha no Campeonato Paranaense de 2013, excluindo o Coritiba (que está na Série A) Atlético e Paraná Clube(que atualmente disputam a Série B), além do próprio Cianorte.
Para o gerente de futebol do Cianorte, Adir Kist, a oficialização do "leão do vale" na Série D veio coroar o trabalho do clube, que este ano ficou muito próximo de alcançar a terceira divisão do Brasil.
"Começar uma temporada sabendo que temos calendário garantido por muitos meses é maravilhoso", revelou. Além da primeira divisão do Campeonato Paranaense e da Série D do Campeonato Brasileiro, o Cianorte deve disputar a Copa do Brasil do ano que vem.
Eliminação sofrida
Este ano, o Cianorte chegou até as quartas de final da Série D. A eliminação veio de forma dolorida contra o Mogi Mirim (SP). Depois de vencer o adversário no interior paulista por 2 a 1, os paranaenses perderam em casa pelo mesmo marcador. Na decisão por pênaltis, foram derrotados por 4 a 2. Esta foi a segunda vez que os cianortenses foram eliminados do Brasileirão na decisão por pênaltis. No ano passado, o "leão do vale" parou nas oitavas de final diante do Oeste (SP).
O campeão deste ano da Série D foi o Sampaio Corrêa (MA), que venceu o Crac (GO) na final. Além deles e do Mogi Mirim, também subiu para a Série C do ano que vem o time do Baraúnas (RN).



