Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

CCJ aprova novo projeto que amplia licença maternidade

Brasília – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou ontem proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 120 para 180 dias a licença maternidade. A PEC é mais rigorosa que outro projeto, de teor semelhante, aprovado no último dia 18 no Senado. Na proposta da Câmara, os 60 dias a mais na licença é obrigatório e serão custeados pela Previdência Social, enquanto na do Senado, a extensão do prazo é facultativa.

A autora da emenda, Ângela Portela (PP-RR), defende a extensão do prazo como tempo necessário para que a mãe cuide do bebê e se recupere plenamente. A relatora da proposta na CCJ, deputada Maria do Rosário, defenderá que a mulher tenha mais tempo se o bebê for prematuro.

Para tentar minimizar a discriminação entre homens e mulheres, Maria do Rosário apresentou uma proposta que aumenta de 8 para 30 dias a licença paternidade: "Teremos, com isso, dois benefícios: os homens assumirão cuidados com o filho e o mercado não fica tão desigual".

A PEC da Câmara ainda terá que passar por uma comissão de mérito, pelo plenário da Câmara e, se aprovada seguirá ao Senado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.