Aproximadamente 500 túmulos estão abandonados, em ruínas, no Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte de Londrina. Os números são uma parcial do levantamento realizado pela Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). Se os proprietários não regularizarem a situação eles terão a concessão de uso revogada pelo município. Este semana, a Acesf revogou a concessão de 103 jazigos do Cemitério Padre Anchieta, zona leste.
Além do Jardim da Saudade, funcionários do órgão também estão fazendo o levantamento no Cemitério São Pedro, área central. Segundo a diretora da Acesf, Luciana Viçoso, as pessoas adquirem o título perpétuo do terreno, mas é preciso manter os túmulos em bom estado de conservação. "Em alguns cemitérios há sepulturas com rachaduras, expondo os ossos. Quando é constatado o abandono, o local volta para a administração municipal", disse.
A diretora da Acesf orientou os donos dos jazigos irregulares a providenciar as obras de melhorias, para não correr o risco de perder o direito de uso do terreno. A fiscalização será realizada em todos os cemitérios da cidade.
Novas vagas
O primeiro resultado efetivo dessa fiscalização foi a revogação da concessão de 103 terrenos no Cemitério Padre Anchieta. Depois de quase um ano do início do processo administrativo, os donos desses túmulos não responderam aos editais da Acesf e perderam o direito de usar o local.
De acordo com a diretora Luciana Viçoso, os jazigos serão reformados pelo órgão e colocados à venda. Quando forem comercializados, os ossos que estão sepultados no local serão retirados e transferidos para um ossário. "Aguardamos todos os prazos, publicamos editais e, das 240 notificações, essas 103 não providenciaram as melhorias. Com isso, retomamos os terrenos."
A diretora da Acesf disse que o cemitério sofria com a falta de novas vagas. Ela explicou que a única alternativa para as famílias não perderem o direito de manterem a sepultura é comprar novamente o terreno.



