Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
População

Censo 2010 fará sondagem sobre casais gays

Levantamento deste ano inclui perguntas sobre deslocamento para o trabalho, internet, idiomas, migrações e relações homoafetivas

Eneide Pavelec (à esquerda) faz aulas para trabalhar como recenseadora: muita conversa para ser bem recebida | Antonio More / Gazeta do Povo
Eneide Pavelec (à esquerda) faz aulas para trabalhar como recenseadora: muita conversa para ser bem recebida (Foto: Antonio More / Gazeta do Povo)

Quanto tempo se leva de casa ao trabalho; qual a relação do entrevistado com os responsáveis pelo domicílio entre 20 possibilidades, entre elas cônjuges do mesmo sexo; se há celular, motocicleta ou acesso à internet; se algum morador migrou para outra parte do Brasil ou para o exterior; e se a família fala algum idioma indígena. Essas são cinco de algumas questões inéditas que o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende responder e que farão um raio X sobre alguns aspectos da rotina dos brasileiros. Outros itens, não inéditos, serão melhor detalhados. Quando o morador for questionado, por exemplo, sobre o abastecimento de energia, o Censo 2010 também procurará saber se há medidor individual de luz ou não.

As visitas começam no dia 1.º de agosto e vão até 30 de outubro. Nesses três meses, 3,8 milhões de domicílios devem ser visitados no Paraná e entre 610 mil e 620 mil em Curitiba. Feito a cada dez anos, o Censo é a única pesquisa a visitar os 58 milhões de domicílios brasileiros e a mais abrangente para a criação e o aprimoramento de políticas públicas.

Serão dois questionários a responder: o simples, aplicado a todas as casas brasileiras, e o por amostragem, mais completo e que seguirá uma margem estatística de acordo com o número de habitantes de cada município. Em Curitiba e Londrina, cidades paranaenses com mais de 500 mil habitantes, o questionário completo será aplicado em 5% das residências. Nos 11 municípios do estado com até 2,5 mil habitantes, 50% de sua população responderá a essas perguntas. "É importante fazer essa diferenciação entre o questionário simples e o amostra. As pessoas costumam confundi-los e depois dizem que não foram entrevistadas", diz o coordenador operacional do Censo Demográfico 2010 no Paraná, Edemilson Mainardes Gonçalves.

Migração

As migrações fazem parte do Censo desde os anos 1980, mas não de forma tão abrangente como agora, quando será perguntado há quanto tempo a pessoa se mudou e para que país. "A partir deste ano também será possível manter uma série histórica sobre o assunto e desenhar duas dinâmicas relativamente novas: o deslocamento pendular de curta distância dentro do país [pessoas que se movimentam entre uma metrópole e os municípios vizinhos, por exemplo] e aquele feito para fora do Brasil [pessoas que estão viajando, mas têm residência aqui e vão voltar]", explica a professora de Geo­­grafia da População da Uni­­versidade Federal do Paraná (UFPR) Gislene Santos. O Censo também deve dar uma ideia das pessoas que passam com frequên­cia pela fronteira dos países vizinhos ao Brasil.

Informatização

O primeiro Censo totalmente informatizado na história do país permitirá que informações gerais, como a contagem da população por município e a divisão por sexo, sejam conhecidas já em dezembro. As informações contidas nos cartões de memória dos computadores de mão deverão ser descarregadas nos postos de coleta a cada um ou dois dias. Serão 463 postos no Paraná e 27 em Curitiba e região.

Eugênio Garcia, 50 anos, está em treinamento e já participou de outros dois Censos (1980 e 1991). "Boa parte das informações das folhas de coleta a gente apurava depois das visitas, à noite. Desta vez bastará descarregar o computador no posto de coleta. É bastante tempo ganho", diz ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.