Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
População

Censo já ouviu 8,6 mi de pessoas no Paraná

Em todo o país, falta ouvir apenas 21% da população. Ontem, recenseadores começaram a visitar os índios da tribo Araça-i, em Piraquara

Recenseador na aldeia da tribo indígena Araça-i, em Piraquara: entrevistas precisaram da ajuda de um tradutor | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Recenseador na aldeia da tribo indígena Araça-i, em Piraquara: entrevistas precisaram da ajuda de um tradutor (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

No Paraná, 2,7 milhões de residências já foram visitadas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta­tística (IBGE), que estão coletando dados para o Censo 2010. Até ontem, o número de pessoas entrevistadas no estado era de 8,6 milhões. De acordo com o IBGE, esse número representa 81% da população estimada. No Brasil, 151 milhões de pessoas já foram entrevistadas e 45 milhões de casas visitadas. Resta apenas 21% da população estimada para completar o serviço. Neste fim de semana, em Piraquara, na região metropo­litana de Curitiba, é a vez dos índios da tribo Araça-i serem entrevistados. Os recenseadores começaram os trabalhos ontem e devem terminar amanhã. Das 17 residências que existem na aldeia, a primeira a ser visitada foi a do paraguaio Hortêncio da Silva, 92 anos. Com dificuldades para falar e entender o português, ele precisou da ajuda de um parente para traduzir o guarani.

Segundo Rudi José Machado da Silva, supervisor de aplicação do Censo na área indígena, a maior dificuldade para aplicar o questionário é a língua. "A aplicação do questionário demora um pouco mais que o normal. Precisamos de um tradutor para as perguntas e para as respostas. Também temos o problema da distância", afirma. De acordo com o supervisor, o mesmo questionário da área urbana é aplicado para os índios. "São as mesmas perguntas, tanto no questionário básico, quanto no de amostra", explica.

Na opinião do índio Hélio Fernandes, 26 anos, que traduziu as perguntas e as respostas para os recenseadores do IBGE, a aplicação dos questionários é importante para a comunidade indígena. "É uma forma de eles verem que nós existimos e quem sabe de ajudar a gente", afirma.

Conforme a Assessoria para Assuntos Indígenas do Paraná, os índios da tribo Araça-i migraram há dez anos para Piraquara. Eles eram do município de Manguei­rinha, na região Sudoeste do Paraná. Segundo informações da Assessoria, a mudança de cidade aconteceu devido a divergências religiosas entre os índios.

O espaço em que eles vivem, uma área de 40 hectares de terra, foi cedido pela prefeitura de Piraquara. A aldeia de Araça-i tem esse nome devido à grande quantidade de pés de araçá na região. De acordo com dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Paraná, existem cerca de 12.700 índios vivendo em 21 áreas. Segundo o IBGE, todos os índios do estado serão ouvidos pelos recenseadores para compor o Censo 2010.

O Censo é o principal instrumento de informação para gestores públicos do país. Com base no resultado da pesquisa, realizada a cada dez anos, são elaboradas políticas públicas para a população. De acordo com o IBGE, o Censo 2010 – o 12.° da história – revelará um retrato detalhado da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. O trabalho de coleta dos 192 mil recenseadores termina no dia 31 de outubro. A população de cada município brasileiro será divulgada oficialmente no dia 27 de novembro. O Censo teve início no dia 1.º de agosto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.