Cerca de 200 pessoas fazem uma manifestação no centro do Rio de Janeiro na noite de hoje. O protesto faz parte do ato internacional chamado Operação Vendeta, a "Marcha dos Milhões de Máscaras". No Brasil, o ato foi convocado pelo grupo Anonymous pelas redes sociais.O protesto começou na praça da Candelária, seguiu por quatro das cinco faixas da avenida Rio Branco e chegou às escadarias da Câmara Municipal.
Foi estendida uma faixa com a mensagem: "Corrupto bom é corrupto morto. Sangue por sangue. Revolução ou morte".
A manifestação é acompanhada de perto por um grande contingente policial. Há pelo menos o dobro de policiais em relação aos manifestantes.
O ato é pacífico. A polícia pediu que os manifestantes, a maioria formada por adeptos da tática "black bloc", tirassem as máscaras. A ordem foi cumprida apenas por alguns.
Os participantes discutiam se continuariam o ato rumo a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), a poucas quadras da Câmara, ou Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, que fica a uma distância de cerca de cinco quilômetros de onde ocorre o ato.
Os dois locais ficaram famosos por serem palco de confrontos entre polícia e manifestantes no Rio.
Na Cinelândia, o grupo se dividiu em dois. Uma parte maior voltou para as pistas da avenida Rio Branco e outra, menor, permanece nas escadas da Câmara.



