O número de chamadas para a Polícia Militar para ocorrências no bairro Uberaba, em Curitiba, aumentou em 30% desde a instalação da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS). Desde o início das operações, no dia 1° de março de 2012, foram 523 ocorrências policiais atendidas em todo o bairro. Dessas, 136 foram na região das vilas atendidas diretamente pela UPS. O número representa 26% do total de ocorrências no período.
Os dados foram divulgados em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (12) pela Secretaria de Segurança do Paraná (Sesp-PR), para divulgar balanço das operações do primeiro mês desde a instalação da UPS. A coletiva, realizada na capital, contou com a presença do secretário de Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida César, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, e do subcomandante-geral, coronel César Alberto Souza.
Segundo a Sesp, foram registradas e atendidas 4,5 ocorrências por dia no primeiro mês de operações da Unidade no Uberaba. O pico de chamadas à Polícia Militar ocorreu no último sábado (7), quando 12 casos foram registrados. Ainda segundo os dados, a população faz a chamada para a polícia via 190 ou pessoalmente, aos policiais que atuam na região.
Nas vilas atendidas diretamente pela UPS (Vila União, Icaraí, Vila Audi, Jardim Primavera, Vila Ferroviária, Alvorada, Marumbi I, Marumbi II e Notiguaçu), houve registro de cinco lesões corporais, cinco casos de envolvimentos em brigas, cinco furtos qualificados, três furtos simples, um roubo, um homicídio qualificado e um porte ilegal de armas.
Comparação
O coronel comandante da PM Roberson Luiz Bondaruk preferiu não fazer comparações com a situação das vilas antes e depois da instalação da Unidade no Uberaba. Segundo ele, somente com novos dados da UPS no bairro é que será feito um balanço sobre a redução da criminalidade na região.
Sobre a instalação de novas UPSs, até o final de 2012 serão mais 10 Unidades instaladas, todas em bairros de Curitiba. Ainda no primeiro semestre, de acordo com Bondaruk, será efetuada a instalação da segunda UPS.
Certificado
Ainda durante a coletiva houve entrega de certificados para 62 policiais que participaram do "Curso de Operador de Grupo de Interação Social".
Mais informações em breve.



