Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espanha

Chanceler diz que solução para barrados está próxima

O chanceler espanhol José Manuel García-Margallo afirmou que há uma "decisão política" para que o problema de brasileiros barrados na entrada na Espanha e de espanhóis barrados aqui seja resolvido "de forma imediata". "É um compromisso, não é uma promessa. Acredito que, no momento em que voltarmos com o rei [Juan Carlos, cuja visita pode ocorrer em junho], estará solucionado ou em vias de ser", disse o chanceler ontem, após encontro com o ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores.

Uma reunião operacional entre os dois países está marcada para o dia 4 de junho, em Madri. É a segunda rodada de conversas após a decisão brasileira de aumentar as exigências para o ingresso de espanhóis no país, adotando critérios iguais aos da Espanha.

Patriota afirmou que "não se justifica a persistência" da atual situação. "Brasileiros que viajam para outros países que participam desse regime [Schengen] não encontram as dificuldades que encontram na Espanha (...) Há outros países latino americanos em que seus nacionais viajam frequentemente para a Espanha e que não têm enfrentado o mesmo problema. Queremos tratamento condizente com a amizade e cooperação entre os dois países."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.