Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mau tempo

Chuva causa alagamentos em Curitiba e deixa crianças ilhadas no Xaxim

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em um dos pontos de alagamento funcionaria uma creche. Além do Xaxim, foram registradas ocorrências no Capão Raso, Novo Mundo e Boqueirão

Escola Tia Nenê abrigava 60 crianças no momento da chuva | Felippe Aníbal/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Escola Tia Nenê abrigava 60 crianças no momento da chuva (Foto: Felippe Aníbal/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

A forte chuva que caiu em Curitiba no início da tarde desta sexta-feira (25) já causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Por volta das 15 horas, o Corpo de Bombeiros atendia ocorrências nos bairros Xaxim, Capão Raso, Novo Mundo e Boqueirão. De acordo com a corporação, um dos pontos de alagamento, na Rua Dante Honório, deixou crianças de uma creche ilhadas.

Inicialmente a corporação informou que havia 100 crianças ilhadas, mas a escola Lar Tia Nenê abrigava 60 crianças no momento da chuva. No local, a precipitação iniciou por volta das 14 horas e durou cerca de cinquenta minutos. Ao ver que a água estava subindo, vizinhos da escola começaram a transferir as crianças para uma casa ao lado, que ficava em um terreno mais elevado. Eles contaram com o auxílio de equipes da Defesa Civil e da Fundação de Ação Social (FAS), que transportaram as crianças em botes. A dona da casa, Andreia Carla da Silva, também é mãe de um aluno da creche.

Por volta das 17 horas, 18 das 60 crianças ainda estavam no local, esperando seus pais para irem para casa. Segundo pais de alunos que falaram com a reportagem da Gazeta do Povo, alagamentos no local são recorrentes e a escola já instalou uma porta de contenção para tentar deter o avanço das águas.

A diretora da creche, Neira Carmem Araújo Silva, conta que este foi o quarto caso de alagamento no local em 2011. Segundo Neira, a água atingiu um nível superior a um metro. "Encheu muito rápido e eu fiquei desesperada. Pensei que dessa vez a creche iria para o chão?, conta.

O local é um espaço comunitário, mantido por parceiros e pais de alunos. "Cada enchente é como enxugar gelo, porque perdemos os materiais, compramos tudo e na próxima chuva perdemos tudo outra vez", desabafa.

Alagamentos

Ainda no Xaxim, há outros dois pontos de alagamento, na Rua 11 de Agosto e Rua Pedro Wieler, onde uma senhora idosa estaria ilhada em casa. No bairro, uma árvore de grande porte ainda corre risco de cair na Rua Desembargador João Antonio de Barros Junior.

No Capão Raso, há alagamentos na Rua Miguel Gaska que deixaram pessoas ilhadas. Já no Boqueirão, há alagamento na Rua Evaristo da Veiga, na esquina com a Rua das Carmelitas e uma residência alagada na Rua Paulo Setubal apresenta rachaduras e corre risco de desabamento. Por volta das 17 horas, havia pontos de alagamentos no Parque Barigui.

A Defesa Civil de Curitiba atendeu a 11 ocorrências de alagamento nos bairros Xaxim e Pinheirinho nesta tarde, além de monitorar um caso de risco de desabamento no bairro São Braz e uma queda de árvore na Rua Eduardo Sprada.

Trânsito

A Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), registrou, por volta das 15h30, pontos de alagamento da Avenida Brasília com Rua dos Sabiás, no Xaxim; na Rua das Carmelitas, no Boqueirão, perto do Rio Belém; e na Avenida Santa Bernadethe com Rua Oscar Wilde. Também há registros de alagamento na Linha Verde, na altura da Rua Anne Frank, na via rápida do Portão e nas ruas José Rodrigues Pinheiro com Francisco Ratani, no Pinheirinho. Agentes da Diretran orientam o trânsito nesses pontos.

Ainda há registros de semáforos apagados no centro nas ruas Marechal Deodoro, André de Barros, Desembargador Westphalen, Presidente Faria, Alfredo Bufren, João Negrão e XV de Novembro. Na região do Boqueirão e Hauer, há semáforos apagados na Marechal Floriano, Zonardy Ribas, Carlos Frank, Anne Frank e Desembargador Antônio de Paula.

Meteorologia

De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar Tarcízio Valentim da Costa, a pancada desta sexta-feira (25) foi localizada, típica de verão. A chuva atingiu com mais intensidade a região Sul da capital. Na estação meteorológica do instituto, localizada no bairro Jardim das Américas, o volume de chuva registrado nesta sexta, até as 17h15, foi de 7,2 mm.

"Essas são chuvas que ocorrem em função de áreas de instabilidade que se formam pelo aquecimento e em razão da disponibilidade de umidade na atmosfera", explica. A previsão do Simepar é de que esse quadro se repita no fim de semana, com manhãs ensolaradas e pancadas de chuva durante a tarde.

Enfrentou problemas por causa da chuva? Deixe seu relato

Veja imagens da Creche Lar Dona Nenê após o alagamento

Chuvas

+ VÍDEOS

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.