Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporal

Chuva causa danos em Curitiba e região

Cerca de 22 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica por causa da chuva, que acumulou 37,8 milímetros de precipitação

Chuva no fim da tarde causou alagamento em vários pontos. Na foto, um muro caiu em prédio no Tingui | Lineu Filho
Chuva no fim da tarde causou alagamento em vários pontos. Na foto, um muro caiu em prédio no Tingui (Foto: Lineu Filho)

A forte chuva que atingiu Curitiba e cidades da região metropolitana no fim da tarde de ontem causou alagamentos em vários pontos da capital e de Colombo. Em Curitiba a prefeitura registrou 30 pontos de alagamentos em 20 bairros, além de uma queda de muro e 124 pessoas diretamente afetadas pelas enxurradas.

O Instituto Tecnológico Simepar registrou precipitação, entre as 17h15 e 21h, de 37,8 milímetros, o que é considerado um valor alto para esse intervalo de tempo.

No bairro Hugo Langue, na Rua Deputado Carneiro de Campos, esquina com a Rua Camões, 20 pessoas ficaram ilhadas. Em 10 minutos a água atingiu um metro de altura. A comerciante Maristela Souza teve de improvisar para não perder os produtos da loja. "A última vez que vi isso foi em 1998. O problema era a vazão do Rio Juvevê", diz. O comércio dela fica num local que recebe a água da chuva que desce de dois pontos mais altos.

A enxurrada também prejudicou o bairro Alto da XV, na esquina das ruas Schiller e Dias da Rocha Filho. Para escoar a água foi necessário retirar a tampa de dois bueiros. O vendedor Pedro Paulo Chaves da Silva teve seu carro Gol tomado pela água em menos de 20 minutos. "Eu acho que perdi tudo. A água chegou até o volante e pegou o motor."

Ainda em Curitiba, segundo a prefeitura, a unidade de saúde Vila Guaíra teve de fechar às 17h45 porque parte do prédio foi danificada pela chuva. Em condições normais, a unidade fica aberta até as 22 horas.

Na região metropolitana houve alagamentos em Colombo. Segundo a Defesa Civil local, duas ruas foram atingidas: Rua Goiânia, no bairro São Gabriel; e Rua Patativa, no bairro Arruda, próximo à Rodovia da Uva. O órgão confirmou que pessoas chegaram a ficar ilhadas nesses locais.

Segundo a Copel, ao menos 22 mil residências ficaram sem energia elétrica na Grande Curitiba. Na capital, a pane atingiu os consumidores dos bairros Centenário, Sitio Cercado, Boqueirão e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Campina Grande do Sul, Colombo e Almirante Tamandaré também tinham clientes desligados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.