• Carregando...

Alguns estabelecimentos de educação em Curitiba começaram as atividades da semana em meio a transtornos. É que a chuva que caiu na capital neste domingo (22) comprometeu o funcionamento normal de ao menos quatro unidades educacionais geridas pela prefeitura de capital, embora nenhuma delas tenha registrado problemas a ponto de impedir alunos de assistirem às aulas nesta segunda-feira (23).

Um dos casos mais graves foi Escola Municipal Centro de Educação Integral Professora Maria Augusta Jouve, no Alto Boqueirão. Na sexta-feira (20), por causa de chuva forte, uma árvore cedeu e caiu em cima do telhado que cobre a sala da secretaria. Computadores foram retirados às pressas, mas, como ficaram molhados, ainda não puderam ser ligados para que se ateste algum possível estrago.

Redes de energia destruídas por tornado são reconstruídas em Cândido Rondon

Leia a matéria completa

A ocorrência foi registrada por volta das 17h45 de sexta, quando os alunos já haviam deixado o local e apenas alguns funcionários ainda estavam no local. Com o impacto da queda da árvore, um buraco se abriu na cobertura da sala. Até a manhã desta segunda-feira, o rombo estava coberto com lonas – que não seguravam as goteiras intensificadas pela chuva deste domingo.

A Secretaria Municipal de Educação confirmou que os danos se restringiram apenas à secretaria da instituição, e que nenhuma atividade precisou ser interrompida. Segundo o órgão, a colocação da lona foi um procedimento emergencial. Orçamento das obras de troca do telhado já foi feito e as obras devem começar ainda nesta segunda, se as condições climáticas permitirem. A previsão é de que a reforme seja feita em uma semana.

Além do prejuízo na unidade Professora Maria Augusta Jouve, a escola Ana Hella, no bairro Vista Alegre, está com duas salas fechadas nesta segunda. Os espaços precisam ser limpos antes de receberem novamente os alunos.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Saturno, no Santo Inácio, a chuva entrou no refeitório, e no CMEI Trindade, no Cajuru, um ralo entupiu e alagou parte do imóvel. Em ambos os locais as crianças foram recebidas normalmente nesta manhã, assim como no CMEI Uberlândia, no Novo Mundo, onde turmas precisaram ser “fundidas” porque goteiras prejudicam algumas salas da unidade.

Saúde

A forte e rápida tempestade deste domingo causou o terceiro problema pontual na Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, na CIC. No dia 21 de outubro, o local ficou sem energia elétrica durante um temporal que caiu no fim do dia. No entanto, no dia, a unidade fechou no horário normal e não precisou cancelar consultas ou procedimentos.

No dia seguinte, 22 de outubro, a mesma UBS teve goteiras durante a chuva do dia e não pôde retomar o atendimento na parte da tarde.

Desta vez, entrou água na unidade. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, não foi necessário interromper as atividades no local, que teve atraso na realização de consultas. Pacientes que não quiseram ou não puderam esperar por atendimento tardio, tiveram as consultas remarcadas.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, os problemas que a unidade vinha enfrentando nos temporais ocorriam por causa de um abacateiro que ficava próximo à calha. As frutas e as folhas entupiam os canos, e, por isso, eram registrados alagamentos e goteiras. Uma equipe foi mobilizada para cortar a árvore.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]