• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A chuva prevista para chegar a todas as regiões do Paraná ao longo desse fim de semana se antecipou e já começou a se espalhar pelo estado, chegando a Curitiba já no início da tarde dessa sexta-feira (25). Com isso, as temperaturas despencaram consideravelmente: em três horas, a cidade passou de um calor de 26,2°C, medido por volta das 11 horas, ao clima ameno de 17,5°C, registrado às 14 horas.

Alertas

Diante da previsão de temporais para todas as regiões do estado e potencial para ocorrência de granizo, a Defesa Civil do Paraná tem acompanhado os alertas emitidos pelo Simepar para avisar os municípios com maior chance de serem atingidos. Por enquanto, já foram contatadas as coordenadorias regionais de Foz do Iguaçu, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Litoral.

Os temporais registrados na noite de quinta-feira (24) causaram alguns estragos nos municípios de Kaloré, Boa Vista da Aparecida, Corbélia, Rio Bonito do Iguaçu, Céu Azul e Guaraniaçu – segundo a Defesa Civil, algumas casas foram destelhadas, mas ninguém ficou desalojado.

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a linha de tempestade que passou no início da tarde pela capital agora já segue em direção à Serra do Mar. No entanto, pancadas podem voltar a acontecer a qualquer momento. Pela manhã, as precipitações ficaram concentradas entre as regiões Sudoeste, Sul e Centro, mas uma grande área de tempestades, com alta incidência de raios e possibilidade de queda de granizo, ganha força no decorrer do dia e avança em direção às demais regiões.

O sistema de monitoramento do Simepar indica a ocorrência de temporais, chuvas fortes, trovoadas e rajadas de ventos em vários pontos do estado. Cidades como Faxinal, no Norte do estado, Guarapuava e Candói já registram chuvas fortes. No município de Entre Rios os ventos chegaram a 83,2 km por hora.

Apesar da mudança de cenário, as temperaturas permanecem elevadas na maioria das regiões – soma-se o aumento da umidade do ar e tem-se maior sensação de calor, já que o tempo fica mais abafado.

Chuva causa transtornos em Curitiba

Capital registrou 17 casos de quedas de árvores e um destelhamento. Galhos que caíram nas ruas bloqueara nove vias

Leia a matéria completa

Fim de semana

A previsão é de que ninguém escape da chuva durante o fim de semana. No sábado (26), uma frente fria avança pelo oceano Atlântico e chega à metade Leste do Paraná, ao mesmo tempo, a umidade volta a ingressar em níveis médios. Como a frente fria chega em um ambiente de temperaturas elevadas, aumentam as chances de temporais.

No sábado, os termômetros variam entre 14°C e 23°C em Curitiba; e entre 15°C e 20°C em União da Vitória. No Norte e Oeste, mesmo com chuva, o calor não dá trégua: em Paranavaí, a temperatura chega a 34°C; em Foz do Iguaçu, a 32°C.

Recorde e frio

O inverno passou sem trazer muito frio e a primavera promete ser escaldante e chuvosa. No segundo dia da nova estação, um recorde: o município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou nada menos que 40,9°C na tarde de quinta-feira (24). É a maior temperatura já monitorada pela estação de medição do Simepar instalada no município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]