• Carregando...
PR tem tempo instável desde a última quarta-feira (24) | Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
PR tem tempo instável desde a última quarta-feira (24)| Foto: Jonathan Campos/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Dias nublados e com possibilidade de chuvas fortes devem persistir até a próxima quarta-feira (1º.) em boa parte do Paraná. Para esta segunda-feira (29) a tendência de precipitações mais intensas é válida, principalmente, para a metade Sul do estado, entre Foz do Iguaçu e o Litoral. As informações são do Instituto Tecnológico Simepar.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade ou região

De acordo com o Instituto, áreas mais ao Norte do Paraná devem ter chuvas fortes a partir da tarde e, embora de maneira isolada, não são descartadas as ocorrências de temporais neste início de semana. Com a perspectiva de dia seguidos de precipitações, o Simepar alerta para a possibilidade de enchentes e deslizamentos de terra em todo o estado.

O tempo instável, que já dura cinco dias, chegou a causar acumulados de 195 mm em áreas próximas a Toledo e Guaíra, no extremo Oeste. A região foi a que mais teve problemas com a força das chuvas que chegaram ao estado na última semana. O acumulado registrado até agora na região supera a média prevista para o mês, que era de aproximadamente 116 mm, de acordo com levantamento do Simepar.

Alta concentração de chuvas também é apontada em parte do Sudoeste, em alguns municípios perto de Cascavel. Litoral e região metropolitana foi onde menos choveu. Nestas áreas, o acumulado – até as 9 horas desta segunda – variou entre 35 mm e 80 mm.

A chuva constante causou prejuízos no interior do Paraná. Segundo balanço da Defesa Civil, divulgado no início da noite deste domingo (28), 1.429 pessoas já foram afetadas em 18 municípios.

Oito estradas registraram estragos, de acordo com o balanço da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Até o momento, apenas a PR-151, em São João do Triunfo, já está liberada para o tráfego de veículos. De acordo com a PRE, apenas um veículo de cada vez e com velocidade reduzida pode passar pela ponte metálica no desvio sobre o rio Água Branca, no km 430.

A PR-447, que liga União da Vitória a Cruz Machado, está parcialmente interditada no km 024. Apenas veículos leves podem passar pelo local. Na PR-466, que liga União da Vitória à BR-153 já está parcialmente liberada, de acordo com a PRE. Na Estrada da Graciosa o trânsito segue em meia pista no km 010.

Na região Oeste, a PR-484, em Boa Vista da Aparecida, o trânsito flui apenas em meia pista. A pista cedeu no local, de acordo com informações da PRE.

Na região Norte do Paraná, o tráfego de caminhões está suspenso sobre a ponte da PR-492, entre Paraíso do Norte e Marechal Cândido Rondon, no km 035. A pista está interditada no sentido Paraíso do Norte e o tráfego ocorre em meia pista. Já na região dos Campos Gerais há duas interdições. A primeira ocorre na PR-373, no trecho entre Ponta Grossa e Carambeí. O tráfego está em meia pista no km 171 + 500 e o desvio pode ser feito pelo Rua Coronel José Miro de Freitas. Já na PR-281, no trecho entre Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, o tráfego flui em meia pista por cerca de 30 metros. A pista na cabeceira da ponte sobre o Rio Cotegipe afundou no km 578.

Apesar do tempo chuvoso, as temperaturas não caem em nenhuma das regiões. No Norte e Nordeste, as máximas podem chegar aos 29°C nesta segunda, e aos 32°C na quarta-feira. No primeiro dia de outubro a capital deve marcar 24°C, assim como Guarapuava. As temperaturas também seguem em elevação no Oeste e no Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]