Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Chuva derruba árvores e deixa 28 bairros no escuro

Temporal de meia hora causou destelhamentos, desligou semáforos e feriu uma criança na região metropolitana

O céu escureceu em Curitiba por volta das 16h30: calor e umidade provocaram a forte pancada de chuva que causou transtornos nas regiões Sul e Leste da cidade | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
O céu escureceu em Curitiba por volta das 16h30: calor e umidade provocaram a forte pancada de chuva que causou transtornos nas regiões Sul e Leste da cidade (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)
Queda de árvore e semáforos apagados deixaram o trânsito confuso na Avenida das Torres |

1 de 1

Queda de árvore e semáforos apagados deixaram o trânsito confuso na Avenida das Torres

O céu de Curitiba escureceu por volta das 16h30 de ontem. Uma chuva forte e rápida (durou cerca de meia hora) provocou queda de árvores, destelhamentos e diversos transtornos à população da cidade e de municípios da região metropolitana (RMC). Ao todo, 28 bairros da capital, principalmente na porções sul e leste, ficaram sem energia elétrica. A falta de luz desligou semáforos e complicou o trânsito no fim do dia. Até as 19 horas o Corpo de Bombeiros tinha atendido cerca de 70 ocorrências.

Em Pinhais, na RMC, o destelhamento de uma escola deixou uma criança ferida levemente. Com o vento, uma telha se soltou do telhado do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato, no bairro Emiliano Perneta, e atingiu um dos alunos. Ele sofreu escoriações leves e foi encaminhado ao hospital. De acordo com a Defesa Civil do município, ele deveria ser liberada ainda ontem à noite.

Em Curitiba, houve danos em imóveis. Na loja de materiais de construção Balaroti, no bairro Portão, parte do telhado e da parede externa desabou com a chuva. Ninguém ficou ferido. Segundo uma funcionária do local, havia poucos clientes e funcionários no local no momento do incidente. No mesmo bairro, a água da chuva entrou em cinco lojas e no corredor da nova ala do Shopping Total. A área foi isolada. Por causa da falta de energia e por questão de segurança, o Shopping Jardim das Américas decidiu fechar as portas por volta das 19 horas.

Em um posto de combustíveis na BR-277, no Jardim das Américas, a cobertura desabou, mas ninguém ficou ferido. De acordo com funcionários, o incidente ocorreu por volta das 17 horas e todos os clientes e empregados correram temendo que o estrago fosse ainda maior. O posto foi interditado e também estava sem luz até o início da noite.

Residências

O temporal também afetou residências no Hauer. Uma casa na Rua Padre Deon sofreu destelhamento parcial. ?Foi um barulho muito grande e o vendaval levou as telhas de um dos quartos. Se chover mais, vai entrar água dentro [do cômodo]?, disse a dona da residência, Maria Aparecida da Silva, de 65 anos, que mora no imóvel com a filha e uma neta.

No mesmo bairro, quedas de árvores bloquearam completamente o tráfego de veículos na Rua Waldemar Kost. No cruzamento com a Rua João Soares Barcelos, uma árvore caiu sobre um carro. Cinco linhas de ônibus que passavam por aquele ponto para chegar ao Terminal do Hauer tiveram de recorrer a desvios.

Na Rua Carlos de Laet com Rua Alcino Guanabara, uma araucária caiu sobre a casa da tia da estudante Neiana Larissa. Ninguém se feriu. Segundo ela, a única parte da residência não atingida foi o banheiro para onde as três pessoas que estavam na casa correram. Neiana diz que chegou a pedir autorização para cortar a árvore três vezes, mas a prefeitura negou todos os pedidos.

Segundo o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), quedas de árvores complicaram o trânsito no cruzamento das ruas Engenheiros Rebouças com Conselheiro Laurindo, no Rebouças. Na Avenida Co­­mendador Franco (Avenida das Torres), próximo ao cruzamento com a Francisco Heráclito dos Santos, no bairro Gua­birotuba, a queda de uma árvore complicou o trânsito no sentido São José dos Pinhais. Nesse ponto, os semáforos ficaram desligados e um grande congestionamento se formou no local.

Confira um vídeo do temporal no bairro Pinheirinho

Chuvas Pinheirinho

+ VÍDEOS

Confira imagens da chuva

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.