Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporal em Curitiba

Chuva destelha casas, provoca alagamentos e derruba teto de shopping

Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar (Foto: Roberto Custódio/JL)

Uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento atingiu Curitiba e região metropolitana no final da tarde desta segunda-feira (29). A chuva destelhou casas, provocou alagamentos e derrubou o teto de gesso do Shopping Total, no bairro Portão. Três pessoas ficaram feridas no shopping e foram encaminhadas para o Hospital do Trabalhador.

O shopping foi totalmente evacuado por volta das 18h30. O local onde o teto cedeu, setor azul, é destinado a lojas. Segundo a assessoria de imprensa do shopping, cerca de 60 lojas foram atingidas. Uma análise preliminar do Corpo de Bombeiros aponta que uma calha não teria suportado o volume de água da chuva e rompeu. A água teria então atingido o teto de gesso.

Sem luz

O temporal também provocou o corte no fornecimento de energia elétrica. Mais de 300 mil residências ficaram sem luz em Curitiba, RMC e Litoral. De acordo com a Copel, os ventos fortes e as descargas elétricas provocaram o desligamento da Subestação Mercês. Apenas na capital, 50 bairros foram atingidos. Pelos menos 180 mil residências ficaram sem luz.

Há registro de alagamentos e destelhamentos em diversos bairros de Curitiba e região metropolitana. Em São José dos Pinhais, o vento forte também destelhou casas, segundo o Corpo de Bombeiros. Os bairros mais atingidos foram Quatro Barras, Jardim Isaura e Libanópolis, onde cerca de 100 casas foram atingidas.

Somente na capital foram registradas pela Defesa Civil 40 quedas de árvores, dez alagamentos e 20 destelhamentos provocados pela chuva.

Segundo temporal

A capital e região metropolitana sofreram pelo segundo dia consecutivo com os temporais. No domingo (28), a chuva deixou 30 mil residências sem energia elétrica em Curitiba. Na RMC foram 25 mil.

No Parque São Lourenço, o Rio Belém – que está canalizado – transbordou, formando uma pequena cachoeira na barragem, que corria risco de estourar. A rua paralela ao parque, Professor Nilo Brandão, ficou alagada, prejudicando o trânsito no local. O estacionamento do Mercadorama na Rua Mateus Leme também foi tomado pela água. Os clientes que saíam do mercado com os carrinhos de compras tiveram de enfrentar a água para conseguir entrar no carro. Neuseli Skriba, moradora do Barreirinha que sempre faz compras no supermercado, ficou surpresa com a água na garagem. "Venho aqui diariamente e nunca tinha visto isso".

Michel Ouaknine, que mora em frente do Parque São Lourenço, afirma que é comum o lago do parque extravasar com a incidência de chuvas fortes. "O problema é que há pouca vazão para esse rio e, quando chove, não há o que agüente", explicou.

Mais chuva

A terça-feira deve ser mais um dia de instabilidade no Paraná, com forte calor e temporal em praticamente todo o estado - principalmente em Curitiba, região metropolitana, Litoral do estado e na região Oeste. A temperatura pode chegar aos 36ºC em Foz do Iguaçu, no Oeste, e 30ºC na capital. O calor, no entanto, dá lugar para uma forte chuva com trovoadas a partir do fim da tarde.

"É típica chuva de verão. Pela manhã e início da tarde temos sol forte e muito calor. No fim da tarde, início da noite, o tempo muda e chove forte", explica o meteorologista do Simepar Marcelo Brauer. "A chuva está mal distribuída. Na região Noroeste, por exemplo, não tem incidência de chuva", completou.

A previsão é que esta "rotina" de sol forte pela manhã e temporal a tarde deve continuar até o fim da semana - e mais, pelos próximos dois meses (novembro e dezembro). "Não tem novidade. No fim do ano é sempre assim. O que acontece é que a chuva está mal distribuída, ou seja, chove muito forte em apenas alguns lugares do estado", explica Brauer.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.