• Carregando...
Menor do que edições anteriores, manifestação bloqueou ruas no Centro Cívico | Pedro Serapio/Gazeta do Povo
Menor do que edições anteriores, manifestação bloqueou ruas no Centro Cívico| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo

A concentração para a 16ª edição da Marcha da Diversidade de Curitiba, na Praça 19 de Dezembro teve forte tom político.Os organizadores do evento chamaram o deputado estadual Professor Lemos (PT) e o presidente da APP- Sindicato, Hermes Leão, para falar no carro de som às cerca de 500 pessoas que estavam no local. “Estamos juntos com os professores para o quer der e vier”, disse Cris Paiva, depois de lembrar o “massacre do Centro Cívico” – confronto entre professores e policiais militares no dia 29 de abril deste ano. “Além de festa, temos aqui também um movimento de reivindicações de direitos”, lembrou.

Lemos e Leão discursaram rapidamente, ambos sobre a importância de lutar contra a violência e o preconceito. O tema da manifestação deste ano é “Todas as Vozes Contra a Violência de Gênero”. Ainda na concentração, a cantora MC Mayara foi homenageada e recebeu a faixa de Cidadã da Parada 2015. Segundo a organização, a homenagem deve-se ao mais recente videoclipe, em que ela aparece lutando contra personagens que representam o machismo, o racismo e a homofobia. A partir das 17h ela vai fazer um show no Centro Cívico.

Os manifestantes saíram da Praça 19 de Dezembro em direção ao Centro Cívico por volta das 15h30. A chuva reduziu o número de manifestantes em relação aos anos anteriores. Na concentração, a apresentadora Gina Simpson saudou os manifestantes com um “boa tarde, chuvitiba”.

Há 20 anos, Curitiba organizou a primeira Parada Gay do país, em 1995. O evento reuniu 500 militantes de todo o país e foi precursor das grandes paradas nos anos seguintes, que tem registrado a participação média de 60 mil pessoas nos últimos anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]