Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mau tempo

Chuva faz rio subir 13 metros acima do nível normal no RS

Cidade de São Sebastião do Caí decretou situação de emergência. Chuvas atingem 8 cidades e deixam mais de mil desabrigados no estado

As chuvas desta quinta-feira (21) no Rio Grande do Sul elevaram o rio Caí 13,15 metros acima do nível normal na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, informou a Defesa Civil do município. Oito cidades foram atingidas pelas chuvas, e mais de mil pessoas estão desabrigadas no estado.

De acordo com a Defesa Civil, São Sebastião do Caí decretou situação de emergência em razão das enchentes. Desde a madrugada, as famílias que residem próximo ao rio Caí estão sendo deslocadas para a casa de familiares. O órgão avalia que o nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal.

Enchentes

As fortes chuvas que atingem o RS desde o fim de semana deixaram centenas de desabrigados, segundo a Defesa Civil estadual. Pelo menos oito cidades registraram alagamentos ou deslizamentos. Os municípios mais atingidos estão localizados nos vales do Caí e Paranhana, no caminho para a região serrana, conforme o major Ari Ferreira.

Igrejinha é a cidade com maior número de desabrigados e desalojados, chegando a 300 famílias (cerca de 1,5 mil pessoas). Alguns grupos isolados tiveram que ser retirados de casa por botes, com ajuda do Corpo de Bombeiros.

Outra cidade afetada é Caxias do Sul, onde uma casa desmoronou e uma criança foi soterrada. Segundo o major Ari, o bebê de um ano e dois meses foi resgatado com vida na quarta-feira (20) e está internado em um hospital, mas passa bem.

"Temos vários rios acima do nível normal e estamos monitorando e tirando pessoas de áreas de risco, principalmente na região do rio dos Sinos e Caí. Está chovendo forte desde o fim de semana e ainda não parou de chover", afirmou o oficial mais cedo ao G1.

Em Parobé, inundações fizeram mais 180 pessoas saírem de casa. Também houve deslizamentos e enxurradas em Pinhal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.