Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Chuva fecha aeroporto e alaga ruas em Londrina

Pelo menos 55 voos foram cancelados devido ao mau tempo

Barragem do Lago Igapó transbordou e inundou avenida | Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina
Barragem do Lago Igapó transbordou e inundou avenida (Foto: Gilberto Abelha/ Jornal de Londrina)

A forte chuva que atinge Londrina desde a tarde de segunda-feira causou diversos estragos. No Aeroporto Governador José Richa, 55 voos haviam sido cancelados entre a noite de segunda-feira e as 18h15 de ontem. A barragem do Lago Igapó transbordou e parte da Avenida Almeida Garrett ficou debaixo d’água. Outros pontos da cidade também sofreram com alagamentos. O Parque Arthur Thomas foi fechado para visitação. Na zona rural, o Rio Barra Funda rompeu uma ponte nas proximidades do distrito de Guairacá.

O secretário de Meio Am­biente, Gilmar Domingues Pereira, confirmou a interdição do Parque Arthur Thomas para visitação. Em entrevista à Rádio Brasil Sul, o secretário disse que o grande volume de chuvas registrado na cidade saturou o terreno do parque. Com isso, o solo praticamente não absorve a água. O lago que fica localizado dentro do parque também transbordou. O secretário disse ainda que não há previsão para quando o espaço será reaberto.

Os dados do Simepar indicam que da 0h às 18h30 de ontem havia chovido 140 milímetros. Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, a média histórica para o mês de junho é de 100 milímetros. "Em um único dia choveu o equivalente a quase um mês e meio. Esse número é muito expressivo, essa quantidade de chuva é totalmente atípica, mas a tendência agora é que esse volume diminua", explicou.

O terminal do aeroporto de Londrina fechou às 19h07 de segunda e até as 18h15 desta terça não havia reaberto para operações de pousos e decolagens. Segundo o superintendente da Infraero, Marcus Vinicius Pio, só neste mês o terminal ficou fechado durante 72 horas. Em junho de 2011, o aeroporto precisou suspender as operações por 23 horas.

Previsão

O mau tempo em diversas regiões do Paraná colocou a Coordenadoria da Defesa Civil do estado em situação de alerta. Segundo o Simepar, a chuva no norte do estado já é recorde em algumas cidades para o mês de junho. Em Londrina não chovia assim desde 1997 nessa época do ano. Maringá também apresentou a maior chuva para o mês de junho desde a instalação da estação do Simepar, em 1998. Para hoje, a previsão é de novas precipitações em todo o estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.