• Carregando...

A chuva forte que atingiu São Paulo, na tarde desta quinta (3), deixou duas crianças mortas e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) teve de colocar toda a capital paulista sob estado de atenção, a partir das 16 horas. O alerta ainda era mantido no início da noite. Somente na estação do CGE do centro houve 53 milímetros de precipitação, 25% do esperado para todo o mês de dezembro.

Esse grande volume de água, a partir das 15h40, causou mais de 40 pontos de alagamento e um deslizamento de terra na Estrada do Jararau, em M’Boi Mirim, zona sul. Às 19h, a lentidão chegava a 218 km na cidade. Faltou luz em três bairros - Bom Retiro, Itaim-Bibi e São Mateus, a partir de 17 horas. Três horas depois, a energia ainda não havia sido restabelecida.

O deslizamento, ocorrido em uma área de risco, atingiu uma casa e deixou três crianças soterradas. Segundo o Corpo de Bombeiros, 17 viaturas foram enviadas ao local e duas crianças foram encontradas mortas. Até as 20 horas, o Corpo de Bombeiros ainda procurava a terceira criança. A Defesa Civil Municipal também informou que uma casa na Lapa, zona oeste, desmoronou, mas não houve vítimas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teve de mobilizar todo o efetivo nas ruas - 767 agentes. Um muro na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, caiu e bloqueou a avenida, que ficou interditada totalmente por 50 minutos. Já a Rua Leonor Negri Luz, no cruzamento com a Avenida Paulo Guilguer Reimberg, no Grajaú, zona sul, também ficou bloqueada por uma árvore de grande porte.

Pelo menos sete cruzamentos tiveram semáforos apagados e outros 14 pontos de alagamento impediram o motorista de trafegar Alagamentos fecharam os Túneis Anhangabaú e Fernando Vieira de Melo, no sentido bairro. As Avenidas Marquês de São Vicente e 23 de Maio também acabaram tomadas pelas águas. Na Vila Olímpia, segundo o Corpo de Bombeiros, pessoas ficaram ilhadas nos veículos.

Tumulto na Marginal

Segundo PMs da 3ª Companhia do 23º Batalhão (Pinheiros), por volta das 16 horas houve tumulto na Marginal do Pinheiros, sob a Ponte Cidade Jardim, na zona sul. As Estações Granja Julieta, Morumbi, Berrini e Cidade Jardim pararam. Os passageiros saíram correndo e atravessaram entre os veículos. Assustados, os motoristas que estavam no trânsito acharam que se tratava de um arrastão. Dez viaturas foram enviadas até o local para controlar o tumulto.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que teve de suspender as operações de duas linhas (a 8-Diamante e a 9-Esmeralda) entre 16h20 e 18h15. "O temporal alagou a via em alguns trechos e danificou temporariamente a rede de alimentação elétrica dos trens", destacou, em nota. A linha 8 ficou parcialmente interrompida, entre Lapa e Barra Funda, até às 17h30. Na linha 9, a paralisação foi total, até as 18h15.

Previsão do tempoO CGE mantém o alerta para novas tempestades ao longo da semana. Uma frente fria que atua sobre São Paulo deve deixar o tempo instável e provocar chuvas fortes nos próximos dias. Para amanhã, a previsão é de uma nova tempestade à tarde ou no início da noite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]