A chuva prevista para a madrugada desta segunda-feira em Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro, pode ter prorrogado o cumprimento da ordem de reintegração de posse da Fazenda Monte Verde. Desde agosto de 2006, a propriedade está ocupada pelo Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast).
De acordo com o comandante do 2.º Batalhão de Polícia Militar, major Ayrton Sérgio Diniz, com sede em Jacarezinho, a previsão de chuva para esta madrugada fez com que a ação fosse abortada. "Com chuva não dá pra mobilizar uma tropa tão grande e fazer a retirada de 350 famílias daquela área", disse o comandante. A polícia, ainda segundo o major, está pronta para a desocupação - para isso serão necessários 700 policiais.
Apesar da prontidão, Diniz disse que a PM vai negociar a retirada dos sem terra. "Vamos negociar à exaustão. A proposta da PM é evitar conflitos e até mesmo um suposto confronto", garante.
Pelo menos 350 famílias estão acampadas nos 1.389 hectares da Fazenda Monte Verde. Eles continuam fazendo a colheita de milho, feijão, arroz e abóbora plantados em quase mil hectares da fazenda e prometem não sair da área, mesmo com a chegada da Polícia Militar.



