• Carregando...
 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
 |

Árvore cai sobre casa na CIC

Uma árvore caiu sobre a casa de Lúcia Soares, de 40 anos, na Rua José Correia Tramujas, entre os bairros Campo Comprido e Cidade Industrial de Curitiba (CIC) (foto). A mulher conta que havia saído de casa, mas decidiu voltar por volta das 14 horas porque as duas filhas, de 11 e 4 anos, estavam sozinhas. A família estava na cozinha quando ouviu um estrondo: a árvore caiu sobre a sala. O vizinho Valdecir da Silva, de 48 anos, ajudou a cortar a árvore. O Corpo de Bombeiros trouxe lonas e os vizinhos deram telhas para repor o que foi estragado. Ela conta que essa é a segunda árvore que cai, mas teme que outras caiam também. A prefeitura teria sido acionada por causa do problema, mas não tomou providências.

  • Setran orientou o trânsito depois de queda de árvore
  • Hugo Pontoni enviou via Instagram uma imagem do temporal se formando nesta tarde em Curitiba
  • Marcelo José Bülow enviou pelo Instagram uma imagem da chuva no Centro Cívico
  • Bombeiros removem árvore que caiu sobre casa no Boqueirão
  • Bombeiros trabalham na remoção de árvore no Boqueirão

A forte pancada de chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (26) provocou estragos em Curitiba, região metropolitana e litoral. A situação mais grave foi registrada em Paranaguá, no litoral do estado, onde dezenas de casas foram destelhadas. De acordo com informações do Simepar, foram registrados ventos de 70 a 80 quilômetros por hora na cidade.

A Defesa Civil de Paranaguá disponibilizou mil metros de lona para cobrir as casas que foram destelhadas. "A cidade foi bastante afetada pela tempestade. Nossa equipe está trabalhando em pelo menos cinco bairros para atender a população. Ainda não temos um balanço de quantas casas foram afetadas", disse Márcia Garcia, Coordenadora Municipal da Defesa Civil. Não há registros de desalojados e desabrigados até o momento.

O Corpo de Bombeiros da cidade registrou pelo menos 50 ocorrências de quedas de árvores sobre a fiação elétrica e sobre carros. Placas de sinalização e outdoors também foram danificados.

Energia De acordo com a Copel, 130 mil unidades consumidoras registraram falta de energia na capital, região metropolitana (RMC) e Litoral. Por volta das 19 horas, 33 mil domicílios ainda continuavam sem luz na região.

A situação mais grave também foi registrada no litoral do estado, onde 27,7 mil domicílios ainda estão sem luz, conforme a Companhia. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, equipes de atendimento de Curitiba e RMC foram deslocadas até o litoral, principalmente para Paranaguá, para atender as ocorrências.

O bairro Jardim Jacarandá, em Paranaguá, está praticamente todo sem luz. A manicure Daiane de Oliveira Gonçalves contou que uma árvore caiu em cima seu quarto. "Na hora fiquei apavorada, achei que a minha casa iria cair. Graças a Deus, foram apenas danos materiais.", disse.

Conforme previsão, as unidades devem ser reestabelecidas até a meia-noite desta quarta-feira, ao menos em casos de quedas de árvores sobre postes, o que demandam mais trabalho, segundo a Copel. Esses casos devem ser resolvidos até a manhã desta quinta-feira (27).

Capital

Em Curitiba, 48,6 mil unidades ficaram sem energia, especialmente nos bairros Boqueirão, Campo Comprido, Sitio Cercado, Uberaba e Pinheirinho. Por volta das 19 horas, aproximadamente mil casas continuavam sem energia elétrica na capital.

A chuva, que começou por volta de 14h30, também causou o desligamento de vários semáforos ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto, sobretudo na região central da capital. Várias árvores caíram com o temporal. Uma delas, localizada na Avenida Iguaçu, esquina com a Marechal, interditou parcialmente a via e o cruzamento com a Rua Desembargador Westphalen.

No bairro Mossunguê, uma queda ocorreu na Rua João Dembinski, próximo ao cruzamento com a BR-277. No Portão, uma árvore caiu na Rua Francisco Klemtz, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Arthur Bernardes. Além disso, uma queda de árvore interrompeu o trânsito no Capão da Imbuia. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran), todos os casos já foram atendidos e o trânsito já foi normalizado nos locais.

No Boqueirão, uma árvore caiu com a ventania das 14h sobre a casa da assistente administrativa Sirlene Quadros, de 47 anos, na Rua Gabriel Corisco Domingues. A árvore quebrou várias telhas e molhou o interior da residência. O Corpo de Bombeiros ainda removia a árvore de cima da casa por volta das 17h. No mesmo bairro, um raio acertou duas palmeiras no quintal de uma casa, mas não houve danos.

Ainda houve registros de semáforos desligados na Avenida Iguaçu, no cruzamento com a Rua Brigadeiro Franco; no cruzamento das avenidas Marechal Floriano Peixoto com a Getúlio Vargas; e na Rua Conselheiro Laurindo, entre as ruas Mariano Torres e a Luiz Leão. Por volta das 18 horas, a maioria dos semáforos já havia sido religada, segundo a Setran.

Acidente

Além da árvore caída na Avenida Iguaçu, os motoristas que trafegaram pela Avenida Silva Jardim, na região do Batel, durante a tarde precisam de atenção. Uma caminhonete Hylux e um automóvel Pálio bateram, por volta das 13h15 desta quarta-feira (26). O acidente ocorreu na Rua Carneiro Lobo, no cruzamento com a Avenida Silva Jardim.

Segundo a Setran, a caminhonete capotou após a colisão. O motorista do veículo, um jovem ainda não identificado, ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Por causa da ocorrência, a faixa da direita da Silva Jardim ficou bloqueada para o trânsito até as 15h30.

Previsão

Os meteorologistas do Simepar já acompanhavam desde o início da tarde a formação da tempestade, que foi ocasionada pelo forte calor da capital. Além da chuva, os ventos foram fortes em Curitiba: uma rajada de 70 quilômetros por hora foi registrada na estação meteorológica do bairro Jardim das Américas. O resultado foi uma queda brusca na temperatura,q ue baixou 10° C em 15 minutos: 30,3 ºC às 14h45 e 20 ºC às 15h.

Além de Curitiba, há registros de chuva em Londrina e nas regiões Central, dos Campos Gerais e Litoral. A expectativa é de que outras pancadas ocorram em todo o estado até o fim da tarde. Durante a noite, está prevista a entrada de uma frente fria, que deve causar mais chuvas no estado, porém mais bem distribuídas.

Com o sol brilhando, o calor foi alto no estado. O Simepar chegou a registrar previsão de 50,9° C para Guaraqueçaba. A chuva forte fez com que as temperaturas diminuíssem no estados: em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os termômetros passaram de 30,5 ºC para 22 ºC em uma hora.

Chuva em Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]