• Carregando...
 | Aliocha Maurício/Tribuna do Paraná
| Foto: Aliocha Maurício/Tribuna do Paraná

A chuva que tomou conta de Curitiba pouco antes do meio-dia dessa quinta-feira (22) causou diversos transtornos na capital e Região Metropolitana. Depois de uma tarde inteira restabelecendo serviços como a energia elétrica e o abastecimento de água, Curitiba ainda tinha nove cruzamentos com semáforos desligados, por volta das 18h30, nos quais agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) orientam o tráfego. Ainda há pontos de alagamento nas ruas Alferes Poli, na Major Nestor Oliveira e na Professor Hugo Hohmann.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), ainda havia cerca de 1,6 mil residências sem energia elétrica nos bairros Barigui, Batel e Pilarzinho até as 18h30. Logo após a chuva, 33 mil imóveis ficaram no escuro por causa de nove desligamentos na rede de abastecimento. A energia elétrica deve ser plenamente restabelecida até as 22 horas.

Confira a previsão do tempo para sua região

Alagamento atinge a avenida Visconde de Guarapuava; assista em vídeo

Chuva castiga Curitiba pelo 2.º dia; veja fotos

Leia a matéria completa

Serviços prejudicados

A chuva também interferiu no funcionamento de alguns serviços públicos de Curitiba. A unidade de saúde São José, na Cidade Industrial, está com goteira e não pôde retomar o atendimento na parte da tarde.

A falta de energia elétrica prejudicou ainda o atendimento nos postos Gabineto, em Santa Felicidade, e Estrela, no Portão. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boqueirão, que teve de recorrer à energia de um gerador, só atendeu emergências.

CMEIs estão interditadas

Por causa de alagamentos causados pelas chuvas desta quinta-feira (22), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Piquiri, no bairro Campo Comprido, e Saturno, no Santo Inácio, foram fechados .

O CMEI Barigui, na Cidade Industrial, que foi fechado já nesta quarta (21), também por causa da chuva, continua sem atendimento. De acordo com a prefeitura, as poucas crianças levadas nesta quinta para a unidade estão sendo atendidas no CMEI Hugo Pereti.

A Escola Dário Velozo, na Cidade Industrial, está funcionando, mas sem luz por causa da queda de uma árvore sobre a fiação. A árvore já foi retirada e a expectativa é que em breve a luz seja religada.

Interdição

A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da prefeitura interditou três residências, cujas estruturas foram afetadas pela queda de um muro no bairro Santa Felicidade. A Cosedi pediu a saída imediata dos moradores desses imóveis para evitar maiores riscos.

A região norte da cidade foi a mais atingida pela chuva. Em Santa Felicidade, o pluviômetro da Prefeitura registrou 60,8 milímetros em uma hora (13h30 às 14h30), quase a metade do esperado para o mês inteiro de outubro, que é de 140 milímetros em toda a cidade.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de mil pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva.

Interior

No começo da manhã, segundo o Simepar, as regiões Sudoeste e Oeste do estado já registram chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento. Em São Miguel do Oeste, a velocidade do vento chegou a 108 km/h. De acordo com o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, a previsão é de que durante a tarde outras regiões sejam atingidas por temporais.

“A instabilidade está muito grande com uma tempestade se deslocando em todo o Paraná. Hoje todas as regiões devem ser atingidas e as regiões mais sensíveis são a Oeste, Central, Sul e a Sudeste”, afirma. Nas regiões Norte e Noroeste, os temporais devem ser mais isolados e menos frequentes.

Segundo Duquia, os radares meteorológicos indicam uma extensa área com chuvas concentradas principalmente sobre Santa Catarina. “No Paraná os eventos chuvosos ainda são limitados a pequenas áreas. Entretanto, a instabilidade atmosférica está aumentando e o risco para a ocorrência de temporais é elevado”, alerta o meteorologista. O tempo segue instável até sexta-feira (23).

Rescaldo

A tempestade de quarta-feira (21), que teve rajadas de vento estimadas em 55 e 60 km/h, afetou 1,3 mil pessoas em 14 cidades do Paraná. Ao todo, foram 271 casas danificadas. A cidade mais atingida foi Chopinzinho, com 350 pessoas atingidas devido à chuva de granizo. Pérola do Oeste e Saudade do Iguaçu, com 270 e 240 moradores afetados, foram outras duas cidades que registraram estragos devido aos fortes ventos.

Apenas seis pessoas estão desalojadas – todas em Enéas Marques, que registrou um total de 16 residências danificadas.

Chuva causa alagamento na Avenida Visconde de Guarapuava

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]