Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Chuva, vento e granizo causam destruição no RS

Mais de 40 mil pessoas foram prejudicadas em diversas regiões do estado. Na cidade de Esteio, 70 árvores foram arrancadas

Mais de 40 mil pessoas foram prejudicadas pelo temporal desta quinta-feira (1º) em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Trombas d'água, ventania e até granizo causaram danos em casas, prédios, postes e estradas. Na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre, outdoors foram derrubados, chegando a atingir veículos.

A Defesa Civil Estadual recebeu quatro Notificações Preliminares de Desastre. A cidade mais atingida até o momento foi Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre, onde 40 mil pessoas foram afetadas pelo temporal e 120 edificações acabaram danificadas.

Em Lagoa Vermelha, na região Nordeste, 21 moradores foram desalojados. Já no norte, em Ibiaçá, 342 pessoas foram afetadas e 15 casas destelhadas. O mesmo aconteceu em Getúlio Vargas, onde 232 moradores foram atingidos pelo temporal e 11 residências danificadas.

O município de Canoas, na mesma região, também foi muito afetado mas ainda não informou seus dados à Defesa Civil, que acredita que mais informes serão repassados e até decretos de emergência sejam realizados.

Perto dali, na cidade de Esteio, o Parque de Exposições Assis Brasil, onde acontece anualmente a Expointer - maior feira de agropecuária da América Latina - o vento forte derrubou cerca de 70 árvores, postes e destelhou pavilhões.

O calor de 36C que atingiu o estado na terça-feira (29) deu lugar à mínima de 5C, nesta manhã, na serra gaúcha. A tendência é que o tempo continue firme, com temperaturas amenas à noite, e mais calor à tarde. A chuva deve regressar ao Estado apenas no final de domingo (4).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.