• Carregando...
Vista aérea da cidade de Araranguá alagada | Secretaria de Comunicação do governo catarinense
Vista aérea da cidade de Araranguá alagada| Foto: Secretaria de Comunicação do governo catarinense
  • Rio Araranguá estava na tarde de sábado (3) a 3 metros acima do seu nível e inundou dois bairros ribeirinhos onde vivem cerca de 250 famílias
  • Residência tomada por alagamento em Araranguá, Santa Catarina
  • Área do município de Araranguá atingida pelas chuvas no Sul do Estado
  • Fortes chuvas voltam a atingir a região sul do estado de Santa Catarina
  • Rio Ararangua transbordou e inundou bairros do município de Araranguá

A chuva voltou a castigar Santa Catarina neste fim de semana, pouco mais de um mês depois da tragédia das enchentes e deslizamentos que provocaram 135 mortes no estado. No total, 18 municípios foram atingidos, sendo que quatro decretaram situação de emergência: Criciúma, Turvo, Nova Veneza e Içara. Mais de mil pessoas deixaram suas casas por causa das enchentes, que deixaram 674 desalojados e 372 desabrigados.

Os cerca de 130 turistas que ficaram ilhados ao tentar transitar pelos trechos alagados da BR-101, na divisa de Araranguá com Maracajá, foram resgatados na tarde deste domingo (4), com apoio de lanchas e helicóptero da Polícia Militar (PM). De acordo com o diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), major Márcio Luiz Alves, os veículos ficaram no local e os turistas foram orientados a buscar abrigos na cidade de Araranguá.

- A maioria deles está em hotéis da cidade - explicou.

O trecho da BR-101, entre os quilômetros 404 e 409, continua interditado em razão do excesso de água na pista.

Em Nova Veneza, o rio Mãe Luzia estava a 2,5 metros acima do nível normal, e 12 casas foram danificadas. Algumas pessoas se feriram levemente. Pelo menos 160 ficaram desalojadas e 36 desabrigadas. No município de Ilhota, no Vale do Itajaí, o mais atingido na enchente de novembro, houve interdição de acessos à localidades do Morro do Baú e comunidades ficaram isoladas. Os serviços de limpeza foram suspensos.

Houve ainda deslizamentos de encostas, rodovias interditadas e estradas municipais estão com lâmina de água na pista, deixando comunidades isoladas, como em Jacinto Machado e Turvo.

Em Araranguá, o rio que leva o mesmo nome já estava na tarde de sábado (3) a 3 metros acima do seu nível e inundou dois bairros ribeirinhos onde vivem cerca de 250 famílias. Elas estavam sendo retiradas e levadas para um clube.

Em Criciúma, a 190 quilômetros de Florianópolis, pelo menos 20 bairros estavam com mais de um metro de água.

Os demais municípios atingidos, até o momento, são: Jaguaruna, Araranguá, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Siderópolis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Laguna, Lauro Müller, Meleiro, São Martinho e Praia Grande.Previsão é de menos chuva na segunda-feira.

A Defesa Civil do Paraná não recebeu notificação de alagamento em nenhum ponto de observação do estado, mas afirma estar de prontidão.

Segundo o 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), as chuvas devem cessar no estado a partir de segunda-feira (5), atingindo apenas o vale do Itajaí, no litoral Nordeste. Segundo a metereologista de plantão, a chuva deverá ser fraca nesta segunda-feira no Vale do Itajaí, ficando entre 5 e 10 mm. Nas demais regiões do estado, a previsão até quinta-feira é de tempo bom a parcialmente nublado.

Você tem algum parente ou amigo nas regiões alagadas? Deixe seu comentário abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]