Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Chuvas afetam 2.294 pessoas em seis cidades

Um homem desapareceu em Londrina ao cair em córrego e ainda não foi encontrado

Chuva forte pôs fim a uma estiagem de 30 dias no Norte Pioneiro do Paraná | Antônio Picolli
Chuva forte pôs fim a uma estiagem de 30 dias no Norte Pioneiro do Paraná (Foto: Antônio Picolli)

As chuvas que atingiram o Paraná na quarta e quinta-feira causaram prejuízos em pelo menos seis cidades do estado, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O número de pessoas atingidas chegou a 2.294. Ao todo, 145 pessoas ficaram desalojadas (removidas para casas de amigos ou familiares) e outras 44 desabrigadas (que passaram a noite em abrigos públicos). Em Londrina, um homem de 26 anos desapareceu depois de cair em um córrego durante o temporal de quinta-feira.Os maiores estragos foram registrados em Foz do Iguaçu, Guarapuava, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Santo do Lontra e Santa Izabel do Oeste. De acordo com a Defesa Civil, 58 casas foram danificadas. Outras duas residências, em Salto do Lontra, ficaram destruídas.

Prejuízos

Um dos municípios mais afetados foi Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste do Paraná. Oitenta e cinco pessoas tiveram de deixar as casas por causa das cheias do Rio Anta Gorda. De acordo com a Defesa Civil do município, sete famílias foram obrigadas a remover todos os móveis das casas para salvá-los da água. Outras dez famílias tiveram de suspender os móveis para locais mais altos dentro de casa para evitar que estragassem por causa da água.

Ontem, segundo a Defesa Civil de Santa Izabel do Oeste, a situação já voltava ao normal. "A chuva na região parou e as famílias já voltaram para suas casas", afirmou Jane Dalva Cancelier, responsável pelo órgão na cidade.

A população de Salto do Lontra, também no Sudoeste, sofreu com a cheia do Rio Lontra. No total, 110 pessoas ficaram desalojadas e outras nove desabrigadas. A situação também se normalizou ontem e muitas famílias retornaram para suas casas. "Apenas duas famílias permanecem desalojadas por causa da destruição nas residências", afirmou Hiloy Bernardi Santi, coordenador da Defesa Civil local.

Volume de chuvas

Em algumas cidades, como Bituruna, no Centro Sul, o volume de água chegou a quase metade da média histórica do mês de outubro para a região.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o calor e a alta umidade do ar ainda devem provocar chuvas em parte do estado no final de semana. As áreas de instabilidade chegam ao Paraná pela Região Noroeste, vindas das regiões tropicais. As temperaturas se mantêm altas, mesmo com a chuva.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.