• Carregando...
A presença do fenômeno El Niño contribui para o cenário chuvoso neste período do ano | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A presença do fenômeno El Niño contribui para o cenário chuvoso neste período do ano| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

As pancadas de chuva que tomam conta do Paraná devem dar uma pequena trégua no começo da semana. Segundo o Instituto Simepar, a instabilidade sobre o estado deve diminuir neste domingo (3), mas ainda há previsão de pancadas isoladas de chuva à tarde, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, com a possibilidade de incidência de raios. Na faixa Leste do estado são esperadas chuvas isoladas e de fraca intensidade.

Já na segunda-feira (4) e terça-feira (5), de acordo com o Simepar, as pancadas de chuva podem cessar temporariamente. Todas as regiões do estado devem ficar com o céu nublado e as temperaturas seguem altas. Curitiba, por exemplo, deve ter máxima de 28ºC e Londrina, 31ºC. No entanto, na quarta-feira, as chances de ocorrência de chuva aumentam novamente.

A presença do fenômeno El Niño contribui para o cenário chuvoso neste período do ano.

O que é

O El Niño é um fenômeno natural que ocorre no Oceano Pacífico, perto da Linha do Equador, e faz com que a umidade ingresse de forma mais efetiva na atmosfera. O resultado é uma produção maior de nuvens e, consequentemente, de mais chuva. O fenômeno não tem calendário fixo e pode ocorrer, por exemplo, de forma intensa em um ano e passar outros três praticamente despercebido.

Com esse cenário, as chuvas terão um comportamento irregular. Isso significa dizer que choverá muito em determinados pontos de uma localidade e pouco em outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]