• Carregando...

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina informou que as chuvas diminuíram, mas que ainda há ocorrências em algumas localidades do Estado. As informações são da Agência Brasil.

Segundo a assessoria do órgão, em Rio do Sul há risco de inundação. O nível do Rio Itajaí-Açu está em 6,13 metros e deve ultrapassar a cota de emergência de 6,5 metros nas próximas horas. Na Grande Florianópolis, há previsão de pancadas de chuva com descarga elétrica, risco de granizo e rajadas de ventos fortes para as próximas horas.

O governador Raimundo Colombo disse nesta sexta-feira (9) que a preocupação são os deslizamentos de terra que podem acontecer devido à umidade do solo. O governo apresentou algumas ações que serão tomadas para enfrentar e mitigar desastres naturais -uma delas será a construção do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado.

Até o momento cerca de 20 municípios comunicaram ocorrências à Defesa Civil estadual. O número de atingidos é 1.600 pessoas. Cerca de 340 residências foram danificadas ou destruídas.

Segundo a Defesa Civil, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Cataria prevê que este sábado (10) será de chuva e raios em boa parte do Estado. Já para o domingo (11), a previsão é de chuvas e temporais isolados na região do planalto e do litoral.

O acumulado de chuvas entre esta sexta (9) e domingo (11) pode superar 200 (mm) no Planalto Sul e Litoral Sul e 100 mm nas demais regiões. Durante o fim de semana, o Estado espera por vento mais intenso, mar agitado e risco de alagamentos na área litorânea. As rajadas de vento podem ser de 60 a 70 km/h e no mar as ondas podem ser de 2,5 m a 3 m e há risco de ressaca no litoral.

O Estado criou um Fundo da Defesa Civil, segundo Defesa Civil, que está sendo usado para a aquisição de itens de assistência humanitária como colchões, cestas básicas, água potável e outros itens para auxiliar os atingidos.

O órgão informou também que em localidades como Vale do Itajaí e Rio do Sul, como ações preventivas, foram abertos abrigos públicos para receber pessoas que vivem em áreas de risco. Durante a tarde, outros municípios registraram vendavais, deslizamentos, granizo, além de alagamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]