• Carregando...

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) informou nesta quarta-feira (4) que foram registrados oito mortes em Minas Gerais em decorrência das chuvas e que já chegam a 66 o número de municípios que decretaram situação de emergência. Há ainda o registro de uma pessoa desaparecida, em Santo Antônio do Rio Abaixo.

O número de feridos soma 34 em todo o estado e os desabrigados chegam a 436. Ao todo são 9.864 pessoas desalojadas. Foram destruídas 96 casas e outras 3.260 foram danificadas. Também foram destruídas 82 pontes e 101 foram danificadas.

Prejudicados por enchentes ou transbordamentos de rios que cortam o estado, os moradores das cidades mineiras de Divinópolis e de bairros de Contagem, Esmeralda e Ribeirão das Neves agora enfrentam a falta de água. O corpo do segundo taxista soterrado próximo à rodoviária de Ouro Preto foi encontrado nesta quarta-feira. Segundo os bombeiros, o corpo estava dentro de um veículo e debaixo dos escombros.

Até o momento, 119 municípios foram afetados pelas chuvas. A Cedec já fez a doação de 70,5 toneladas de alimentos, 4.090 colchões, 2.620 cobertores, 9.160 telhas, 2.850 kits de produtos de higiene pessoal e 830 kits de limpeza, além de 87 rolos de lonas e 160 sacos com roupas.

Em Divinópolis, na região centro-oeste do estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) teve que interromper o fornecimento na terça-feira, devido à elevação do nível dos rios Itapecerica e Pará, fonte da água que abastece o município. Como o nível do Rio Itapecerica subiu 7,3 metros acima do normal, havia o risco de a água invadir a estação de tratamento, danificando as bombas. Cerca de 80% dos moradores da cidade deverão ficar sem abastecimento até pelo menos as 16h desta quarta-feira, quando a companhia prevê começar a normalizar o fornecimento, gradativamente.

Nesta quarta, o rompimento de uma adutora obrigou a Copasa a interromper, emergencialmente, o fornecimento de água de alguns bairros de Contagem, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, Belo Horizonte. A previsão é que o abastecimento só comece a ser normalizado, de forma gradativa, durante esta noite.

De acordo com a Copasa, faltará água nos seguintes bairros: Contagem: Nova Contagem, Vila Renascer, Chácaras Campestre, Darci Vargas e Icaivera; em Esmeraldas: Novo Retiro, Recanto Verde, Recreio do Retiro, Santa Cecília, São Francisco, São Pedro e Serra Verde; em Ribeirão das Neves: Condomínio Vale das Acácias, Cruzeiro, Fazenda Castro, Florença, Jardim Verona, Metropolitano, San Genaro e Veneza.

Espírito Santo

No Espírito Santo, 173 pessoas estão desabrigadas, 1.019 desalojadas e 562 residências foram danificadas ou destruídas por causa das chuvas, de acordo com Defesa Civil. Ao todo, 21 municípios do interior do estado foram afetados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]