Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
balanço

Chuvas em MG: 8 mortes e 66 municípios em emergência

O número de feridos soma 34 em todo o estado e os desabrigados chegam a 436

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) informou nesta quarta-feira (4) que foram registrados oito mortes em Minas Gerais em decorrência das chuvas e que já chegam a 66 o número de municípios que decretaram situação de emergência. Há ainda o registro de uma pessoa desaparecida, em Santo Antônio do Rio Abaixo.

O número de feridos soma 34 em todo o estado e os desabrigados chegam a 436. Ao todo são 9.864 pessoas desalojadas. Foram destruídas 96 casas e outras 3.260 foram danificadas. Também foram destruídas 82 pontes e 101 foram danificadas.

Prejudicados por enchentes ou transbordamentos de rios que cortam o estado, os moradores das cidades mineiras de Divinópolis e de bairros de Contagem, Esmeralda e Ribeirão das Neves agora enfrentam a falta de água. O corpo do segundo taxista soterrado próximo à rodoviária de Ouro Preto foi encontrado nesta quarta-feira. Segundo os bombeiros, o corpo estava dentro de um veículo e debaixo dos escombros.

Até o momento, 119 municípios foram afetados pelas chuvas. A Cedec já fez a doação de 70,5 toneladas de alimentos, 4.090 colchões, 2.620 cobertores, 9.160 telhas, 2.850 kits de produtos de higiene pessoal e 830 kits de limpeza, além de 87 rolos de lonas e 160 sacos com roupas.

Em Divinópolis, na região centro-oeste do estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) teve que interromper o fornecimento na terça-feira, devido à elevação do nível dos rios Itapecerica e Pará, fonte da água que abastece o município. Como o nível do Rio Itapecerica subiu 7,3 metros acima do normal, havia o risco de a água invadir a estação de tratamento, danificando as bombas. Cerca de 80% dos moradores da cidade deverão ficar sem abastecimento até pelo menos as 16h desta quarta-feira, quando a companhia prevê começar a normalizar o fornecimento, gradativamente.

Nesta quarta, o rompimento de uma adutora obrigou a Copasa a interromper, emergencialmente, o fornecimento de água de alguns bairros de Contagem, Esmeraldas e Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, Belo Horizonte. A previsão é que o abastecimento só comece a ser normalizado, de forma gradativa, durante esta noite.

De acordo com a Copasa, faltará água nos seguintes bairros: Contagem: Nova Contagem, Vila Renascer, Chácaras Campestre, Darci Vargas e Icaivera; em Esmeraldas: Novo Retiro, Recanto Verde, Recreio do Retiro, Santa Cecília, São Francisco, São Pedro e Serra Verde; em Ribeirão das Neves: Condomínio Vale das Acácias, Cruzeiro, Fazenda Castro, Florença, Jardim Verona, Metropolitano, San Genaro e Veneza.

Espírito Santo

No Espírito Santo, 173 pessoas estão desabrigadas, 1.019 desalojadas e 562 residências foram danificadas ou destruídas por causa das chuvas, de acordo com Defesa Civil. Ao todo, 21 municípios do interior do estado foram afetados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.