• Carregando...
Para chamar a atenção para o Dia Sem Carro, alguns participantes tiraram a roupa | Simone Maurina
Para chamar a atenção para o Dia Sem Carro, alguns participantes tiraram a roupa| Foto: Simone Maurina

No Dia Mundial sem Carro, ministro defende melhorias na infra-estrutura urbana

No Dia Mundial sem Carro, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, disse que é preciso melhorar a infra-estrutura dos centros urbanos para incentivar a população a deixar o automóvel em casa e utilizar o transporte público coletivo. Leia matéria completa

  • Na foto, participantes largam da Reitoria da Federal, mas ainda com roupas

Celebrar a liberdade sem carro, e sem roupa. Foi isso que parte de um grupo de 300 ciclistas participantes de uma bicicletada fizeram ao pedalar no Centro de Curitiba, nesta segunda-feira (22), para chamar a atenção durante o Dia Mundial sem Carro.

Mesmo com o frio e os termômetros marcando 15°C na capital, alguns ciclistas tiraram a roupa durante o ato, chamado de Bicicletada, e pedalaram completamente nus. O objetivo era mostrar que os carros prendem as pessoas.

Um participantedo evento e professor de filosofia, Jorge Brand, conta que pedalar é um sinônimo de liberdade e ficar sem roupa é a melhor maneira de vivenciar isto.

"A utilização de veículos é um paradigma que nos prende. A gasolina é um veneno para nós e o meio ambiente", conta o filósofo.

A bicicletada teve início às 18h30 na reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), seguiu pelas ruas do Centro e causou congestionamento nas principais vias, pois começou no horário de pico da capital.

Brand conta que os manifestantes entregaram à prefeitura de Curitiba um documento sobre a ciclomobilidade. "Queremos que as bicicletas tenham mais espaço em nossa cidade", finaliza o professor.

O evento acabou com uma comemoração no pátio do estacionamento do Museu Oscar Nyemeier (MON), por volta das 20h30, no Centro Cívico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]