Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Ciclofaixa tem metade da largura anunciada

Com apenas 75 centímetros, a via impossibilita ultrapassagem entre ciclistas e não respeita a distância mínima de segurança entre bicicletas e veículos automotores

Projeto previa vias com 1,5 metro de largura.A medida na foto mostra como deveria ser a largura da faixa vermelha | Alexandre Costa Nascimento
Projeto previa vias com 1,5 metro de largura.A medida na foto mostra como deveria ser a largura da faixa vermelha (Foto: Alexandre Costa Nascimento)

Problemas no projeto da primeira ciclofaixa permanente de Curitiba, que está sendo implantada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, podem colocar em risco a segurança dos futuros usuários. Quando anunciado, em 2008, pelo então prefeito de Curitiba Beto Richa, o projeto da ciclofaixa previa a criação de vias exclusivas para bicicletas nos dois sentidos da avenida, com 1,5 metro de largura cada uma. No entanto, a faixa, que ligará o viaduto da Linha Verde e o Terminal do Carmo, na região sul da cidade, foi entregue com apenas 75 centímetros. Além disso, a obra deveria ter sido concluída em novembro do ano passado.De acordo com cicloativistas, além de tornar a faixa insegura para ciclistas, o erro de cálculo fere o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que multa o motorista que ultrapassar bicicletas a uma distância inferior a 1,5 metro. O Insti­tuto de Pesquisa e Plane­­ja­­mento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela diretriz que prevê a criação da ciclofaixa, diz que, por não existir no Brasil uma me­­tragem-padrão para esse tipo de obra, a base utilizada é a do Manual de Sinalização Horizontal do Denatran. Ainda segundo o Ippuc, o projeto de metragem e execução da obra foi feito pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

Em nota, a Urbs ressalta que o projeto ainda está em fase de implantação. Eles reconhecem o erro e dizem que serão feitos os reparos necessários. A ciclofaixa continuará tendo sentido único de circulação nas duas vias da avenida, como era previsto. Entretanto, para se adequar aos trechos de desalinhamento existentes ao longo do trecho, em função das canaletas dos biarticulados (que agora precisam de mais espaço por causa da ultrapassagem dos ligeirões), a faixa será reduzida a 1,2 metro de largura nesses locais. Nos demais trechos ela chegará até 1,3 metro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.