• Carregando...

A Vigilância Sanitária de Erechim (RS) monitora 15 casos de pacientes com a nova gripe. Segundo o diretor do órgão, Rafael Martins Ayub, todos estão em isolamento domiciliar. Seis deles foram confirmados - cinco por vínculos epidemiológico e um por exame laboratorial. Outras seis pessoas já receberam alta médica.

A única vítima da doença no país morava na cidade de Erechim. Trata-se de um caminhoneiro de 29 anos, que, segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, estava internado em Passo Fundo (RS) e morreu no sábado (27). Ele tinha viajado para a Argentina e depois ficou internado cerca de dez dias.

Ayub disse que amostras de tecido pulmonar do caminhoneiro foram coletadas, com autorização da família, para análise laboratorial. "O objetivo é saber como o vírus Influenza (H1N1) age no pulmão da pessoa infectada. Também foram coletadas amostras de sangue para análise de hantavírus e leptospirose."

Ele acredita que a morte do caminhoneiro pode estar associada a algum outro tipo de doença, mas essa hipótese ainda está sendo analisada. "Só poderemos ter mais certeza disso após os exames ficarem prontos, o que deve acontecer após cerca de 30 dias da morte do paciente", afirmou o diretor da Vigilânca Sanitária.

Histórico

Ayub afirmou que o caminhoneiro tinha passado 17 dias na Argentina, sendo 12 na Aduana até seguir para Buenos Aires. "Ele chegou a Erechim no dia 18 de junho, à noite. Só que ele relatou ter sentido os primeiros sintomas da gripe dois dias antes, durante a viagem de volta para casa."

Na internação, o caminhoneiro sentiu febre, dores no corpo e tosse. "Ele só procurou um médico no dia 20, quando foi transferido para o Hospital Santa Terezinha, de onde seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O diretor da vigilância informou que não foi necessário decretar situação de emergência na cidade como ocorreu em Itaqui (RS) e São Gabriel (RS). "As pessoas não precisam usar máscaras pela cidade. O problema está contornado, mas vamos permanecer em alerta e trabalhar na prevenção de novos casos originários, como foi o do motorista."

Turismo de negócios

Segundo a Vigilância Sanitária de Erechim, o perfil do turista que circula pela cidade é o de quem viaja a trabalho ou para fazer negócios. "Recebemos muitos estrangeiros aqui. Temos um grande parque industrial e isso gera negócios. Pela proximidade com a fronteira, a cidade é roteiro certo para quem é da Argentina, Uruguai e Chile."

Ayub disse que a cidade está retomando a rotina sem medo do contágio da nova gripe. "Não há motivos para pânico e nem para as pessoas usarem máscaras ou deixarem de ir a boates e danceterias."

Na praça de pedágio da RS-135, as funcionárias das cabines usam máscaras para se proteger dos caminhoneiros e motoristas quem vão até Erechim.

Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou que a orientação é para que as pessoas, ao sentirem sintomas de gripe, procurem seu médico mais próximo, como sempre fizeram.

Temporão disse ainda que "muita gente se automedica para quadros clínicos que não são, necessariamente, gripe. Temos o resfriado, que é diferente. A gripe se caracteriza por aparecimento súbito e febre. Se não tem febre, ou quadro complicado, não precisa sair correndo para ir ao médico. Se a febre vem acompanhada de outros sintomas, como tosse, dor articular ou de garganta, recomenda-se que vá a um médico."

Ele disse que nos casos com sintomas leves, o isolamento domiciliar é suficiente. Se o caso indicar necessidade de internação, o paciente será encaminhado para um dos 68 hospitais de referência no tratamento da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]