Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação infantil

Cidades não conseguem concluir obras

Apenas 25 creches das 45 conveniadas no Paraná pelo Pro­­infância em 2007 estão prontas. Em 2010, apenas sete delas foram entregues dentro do prazo estipulado. Neste ano, algumas obras nem começaram e os motivos são diversos.

No caso da Lapa, a construção passou por três terrenos diferentes, o que acabou requerendo uma nova liberação dos recursos do MEC. "Havia uma série de exigências e só agora conseguimos regularizar, adquirir um terreno e desapropriá-lo. Agora aguardamos o MEC liberar os recursos", diz a secretária de Educação da Lapa, Vilma Pio­­vezan Wille.

Em Ampére, a situação é pa­­recida e o terreno está em fase de terraplanagem. A creche de Pai­­çandu está parada, pois a empresa responsável pelas obras não conseguiu concluí-la e nova licitação deve ser feita. Man­­daguari já tem a construção pronta, entretanto não tem previsão para ser inaugurada. Faltam a parte elétrica, os muros e a jardinagem até que se comece a receber os alunos.

Para a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Muni­­cipais de Educação (Un­­dime) Cleuza Repulho, a maior dificuldade é a falta de recursos adicionais. "O valor pago pelo metro quadrado não é suficiente e a prefeitura tem que arcar com os aditivos. Muitas não têm arrecadação própria e não conseguem dar conta", afirma. Cleuza considera que as muitas exigências do MEC dificultam ainda mais o avanço das obras nos pequenos municípios. "A cidade tem o recurso, mas ganha trabalho. Como alguns municípios não têm parceiros locais, acabam ficando de um lado com um elefante branco e, de outro, com crianças sem creches."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.