• Carregando...

Em Mirante (BA), nenhum carro entra ou sai da cidade sem passar por uma dedetização. De janeiro para cá, 256 pessoas foram atendidas nos postos de saúde da cidade.

Na Bahia, a doença já atingiu 4.242 pessoas, um aumento de mais de 110 % em relação ao ano passado. Quatro crianças morreram. A última foi o menino Felipe Yokio, de 11 anos, que morava em Porto Seguro. Outras seis mortes estão sendo investigadas.

Em Salvador, os agentes de saúde têm que procurar o mosquito nas casas, coletar as larvas e levar para a análise. Normalmente, as pessoas procuram focos do mosquito em locais visíveis, como pneus, garrafas e vasos de plantas; mas existem focos que ficam dentro de casa e são bem escondidos.

Os agentes de saúde também costumam encontrar focos do mosquito transmissor nos seguintes locais:

- Atrás da geladeiras mais modernas ou nas bandejas externas usadas para degelo

- Dutos de ar condicionado, se estiverem recolhendo água em poter abertos.

- Ralos onde nem sempre há água correndo; esse é um dos locais preferidos para os mosquitos.

- Fossos dos elevadores. Eles devem ser vistoriados pelo menos a cada cinco dias. É como um acúmulo de água após a lavagem das áreas comuns.

"Podemos dizer que cerca de 90% dos focos são encontrados dentro do domicílio", diz Eliaci Costa, coordenadora de combate à dengue no estado.

Os cientistas baianos estão isolando e extraindo o DNA do mosquito Aedes Aegypti. Eles querem descobrir se está havendo modificação genética no mosquito, o que poderia torná-lo mais resistente aos inseticidas.

"Usamos a mesma estratégia que o médico usa quando cuida do paciente que tem uma infecção. Você não usa um antibiótico que não vai fazer efeito", explica Mittermayer Reiz, pesquisador da Fiocruz que participa da pesquisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]