Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fiscalização

Cigarros contrabandeados do Paraguai chegam de barco ao Brasil

Polícia Federal aumentou fiscalização nas fronteiras para inibir quadrilhas. Só em Guaíra, mais de 300 mil caixas foram apreendidas neste ano

A ação criminosa nas fronteiras do Brasil fez a polícia reforçar o patrulhamento para combater as quadrilhas. Na fronteira com o Paraguai, o maior problema é o contrabando de cigarros, feito em pequenos barcos e por meio de trilhas abertas nas margens do Lago de Itaipu.

São mais de mil quilômetros de fronteira entre Brasil e Paraguai, onde os contrabandistas agem de noite e de dia. Imagens mostram o flagrante de uma carga de cigarro sendo trazida para o Brasil pelo lago.

O que não chega por terra na região de Foz do Iguaçu, vem pelo lago na região próxima a Mato Grosso do Sul. A maior parte do cigarro contrabandeado do Paraguai chega pelos portos clandestinos. É uma indústria que cresce no país vizinho conforme aumenta a procura pela mercadoria sem imposto aqui no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Pirataria, já são 50 fábricas de cigarro no Paraguai, 47 bilhões de unidades por ano.

A fiscalização tenta conter o ritmo do contrabando. Só em Guaíra (PR), neste ano, mais de 300 mil caixas apreendidas. Com o aumento do imposto do cigarro, a Polícia Federal prevê mais trabalho por aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.