Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
COMPORTAMENTO

Cinco minutos para não pensar em mais nada

Curitiba vai sediar no próximo sábado evento internacional sobre meditação, prática que recebeu ajuda da tecnologia para se popularizar

Adriana usa o aplicativo de smartphone para meditar | Antônio More/ Gazeta do Povo
Adriana usa o aplicativo de smartphone para meditar (Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo)

Deitar na cama e não pensar em nada é uma tarefa quase impossível com a correria do dia a dia. Em busca de bem-estar, muita gente tem aderido à meditação para obter uma vida mais equilibrada. Nesse cenário, Curitiba virou o centro internacional da prática, que tem benefícios comprovados em estudos científicos.

INFOGRÁFICO: Veja quatro passos para começar a meditar

A ONG espanhola Mãos Sem Fronteiras, que tem a capital paranaense como sede brasileira, desenvolveu um aplicativo de smartphone para popularizar a meditação. A campanha "5’ minutos, eu medito" foi lançada em 35 países em abril de 2013, junto com o aplicativo que soma os minutos meditados. A meta seria chegar a abril deste ano com 1 milhão de minutos meditados ao redor do mundo.

Para celebrar a meta batida quase um mês antes do prazo, a ONG realiza, neste sábado, uma festa na Boca Maldita. No evento internacional, 5 mil pessoas são esperadas para uma meditação coletiva. Lilian Miranda, coordenadora da ONG no Brasil, explica que a constatação de que cinco minutos são suficientes para trazer mais qualidade de vida foi feita após 35 anos de estudo. "Cinco minutos é um tempo necessário para a volta ao equilíbrio. Hoje estamos pensando sempre no que vai ocorrer ou no que aconteceu, dificilmente temos tempo para desligar, para viver o agora. Meditar é um exercício que depende só da disciplina".

A proposta é tentar esvaziar a mente de pensamentos durante cinco minutos. Não é uma tarefa fácil, mas Lilian garante que a prática contínua aperfeiçoa o resultado. "Não quer dizer que o praticante vai conseguir esvaziar a mente nos primeiros cinco minutos. É um efeito cumulativo para conseguir diminuir o fluxo de pensamentos. Não tem milagre, é exercício. O organismo vai dar resposta, com menos estresse e mais qualidade do sono".

Tecnologia

Aplicativo ajuda a programar atividade e garantir a pausa

Quem baixou o aplicativo no smartphone (disponível em www.eumedito.org) conta que está conseguindo ter mais concentração para realizar as atividades do dia a dia. A professora de educação física da UTFPR Adriana Stadnik conta que desde o lançamento da ferramenta ela pratica a meditação. Professora de fundamentos da qualidade de vida, viu no recurso uma oportunidade para meditar e ainda difundir a ideia junto aos alunos. Ela conta que agora ela consegue se programar e ter mais tempo para si. "A prática me trouxe mais bem-estar, mais concentração e foco mental. É um refresco para a mente todos os dias. É um momento de relaxamento, se o pensamento aparece, tento me distanciar dele".

Outro adepto da meditação é o engenheiro mecânico Sandro Moreira, que há um mês tem o aplicativo no celular. Ele usa outra funcionalidade da ferramenta: o lembrete. Funcionário de uma multinacional, professor universitário à noite e voluntário nos finais de semana, Moreira conta que é difícil conseguir tempo para si. "O aplicativo me ajudou a sistematizar a meditação, que hoje é fundamental para mim. Havia dias em que eu estava esgotado e os cinco minutos me renovavam. Manter o vazio na mente é tão regenerador quanto uma sesta", assegura.

Serviço

5’ minutos, eu medito

Neste sábado, a partir das 11 h, na Boca Maldita.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.