• Carregando...
Equipes de limpeza recolhem lixo da campanha eleitoral na rua Itacolomi, no Portão | Cesar Brustolin/SMCS
Equipes de limpeza recolhem lixo da campanha eleitoral na rua Itacolomi, no Portão| Foto: Cesar Brustolin/SMCS

As eleições para prefeito e vereador em Curitiba deixaram um saldo de cerca de cinco toneladas de lixo. Desde domingo (5), o departamento de limpeza pública da secretaria municipal do meio ambiente de Curitiba vem recolhendo santinhos, panfletos e adesivos da campanha das últimas eleições municipais em frente aos 391 locais de votação da cidade. O trabalho envolve 750 garis, e deve terminar somente na quinta-feira (9), segundo a prefeitura.

O material será levado para a Usina de Reciclagem do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, de onde, reciclado, será vendido, para auxiliar programas sociais.

A limpeza nos locais de votação começou às 2h de domingo, quando 400 garis trabalharam. Na segunda-feira (6), a prefeitura acionou 750 trabalhadores na limpeza pública. Os garis limpam principalmente bueiros e galerias, para evitar alagamentos em dias de chuva. Além da varrição das ruas, também será feita a limpeza de praças e parques, retirando dos canteiros os papéis sobre as vegetações.

Na última eleição, a secretaria municipal do meio ambiente recolheu mais de 19 toneladas de panfletos e santinhos.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), todo o lixo recolhido será periciado para responsabilizar os candidatos que despejaram material em via pública de acordo com a lei eleitoral. A assessoria de imprensa do TRE-PR informou que a decisão sobre que tipo de punição o responsável poderá receber ficará a cargo da juíza da 178ª Zona Eleitoral, que julgará os candidatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]