A última quinta-feira marcou um ponto final na história de mais de 40 anos do Cine São João, próximo à Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. De acordo com funcionários do local, a baixa freqüência e o custo do aluguel do imóvel levaram os proprietários a optar pelo fechamento da sala. O cinema era um dos poucos estabelecimentos de rua do gênero da capital. Restam atualmente o Cine Plaza, na Praça Osório, os cinemas da Fundação Cultural de Curitiba Cine Luz e Cinemateca e o Cine Morgenau, que já passou por diversos endereços e hoje está localizado à Rua Conselheiro Laurindo.
A sala de cinema do São João, com capacidade para um público de mais de mil pessoas, foi inaugurada em setembro de 1960 e entreteve durante décadas famílias inteiras. Há mais de dez anos, no entanto, o cinema se voltou apenas para o público adulto. Era o "Palácio do Cinema Pornô", como afirmava uma placa em frente ao antigo prédio, e exibia sessões corridas de filmes pornográficos, das 10 horas às 22 horas.
"Quando os filmes pornôs eram novidade, o público até se interessava. A maioria dos cinemas da cidade tinha pelo menos uma sessão para adultos. Mas as fitas são todas iguais, não há novidade, e o que está no cinema pode ser encontrado nas locadoras de filmes", conta o proprietário do Cine Morgenau, Jorge de Souza. O cinema de Souza seguiu a mesma trajetória do Cine São João, só que em endereços variados. "Os cinemas de rua estão acabando porque o espaço é grande e a rentabilidade é pequena. Só mantenho meu cinema aberto porque sou cinéfilo", avalia Souza. Segundo ele, atualmente o público diário do Morgenau gira em torno de 40 pessoas. O proprietário do Cine São João não foi encontrado para comentar o fechamento.



