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Viagem

Clientes lesados por agência de turismo que faliu fazem protesto nesta segunda

Empresa informou no sábado (26) que não conseguirá honrar compromissos assumidos

Fachada da seda da Interlaken, no Ahú. | Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Fachada da seda da Interlaken, no Ahú. (Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná)

Um grupo de clientes lesados pelo encerramento das atividades da agência de turismo Interlaken pretende se reunir em frente à sede da empresa, no Ahú, na manhã desta segunda-feira (28), para cobrar satisfações. No dia 26 a agência informou que faliu e que não conseguiria arcar com os compromissos assumidos. As pessoas que se sentiram prejudicadas se reuniram em grupos no Facebook e no Whatsapp e já estimam em mais de 300 o número de clientes lesados. A quantidade pode ser bem maior, com pessoas que estão viajando para as festas de final de ano e ainda não ficaram sabendo da situação da agência.

Entre as pessoas que pagaram e não tiveram confirmação de que receberão o serviço há todo o tipo de casos: lua-de-mel comprometida, viagem para a Disney sonhada pela família inteira há muitos anos, padrinhos que podem não chegar para o casamento... Alguns clientes contam que apenas parte do combinado não foi cumprido – ou falta a passagem aérea ou a hospedagem, por exemplo. Mas em várias situações a viagem toda está prejudicada, sem nenhum serviço pago.

O engenheiro civil Maurer Dória, cliente da Interlaken há dez anos, deveria ir para Miami com a esposa, o filho e a sogra no início de fevereiro, mas descobriu que as passagens compradas na agência no final de outubro não foram pagas à companhia área. Além disso, segundo ele, o valor de aproximadamente R$ 9 mil foi cobrado duas vezes. “Eu vi isso no extrato do cartão de crédito, que acompanho diariamente, e liguei para a Marselle. Ela falou que tinha sido um erro e que estornaria, que eu teria que aguardar um prazo de 20 dias para o valor ser debitado na minha conta. Como isso não aconteceu, entrei em contato novamente, mas ninguém me atendeu ou deu retorno”, conta.

O caso é semelhante ao da empresária Adriana Baraldi Ahrens, que contratou os serviços da agência para reservar passagens, aluguel de carro e hotéis para uma viagem para duas pessoas para Canadá e Estados Unidos. As compras foram feitas em etapas entre outubro e dezembro, e o valor dos hotéis teria sido creditado duas vezes, sem o devido reembolso. Adriana contatou a operadora de cartão de crédito para tentar cancelar o restante das parcelas de sua compra, mas terá que esperar para ver como vai reaver o valor já pago à agência, além de arriscar perder o valor pago ao site Booking.com, no qual fez uma reserva sem direito a reembolso.

Segundo a advogada Mariana Bogus, também cliente da agência, o prejuízo levantado entre os clientes da Interlaken já ultrapassa R$ 500 mil e as respostas recebidas pelo e-mail deixado na página de Facebook da agência têm sido padrão.

O advogado da Interlaken, Rafael Nunes, não quis comentar o caso e afirmou que um comunicado oficial deve ser feito nos próximos dias. O diretor comercial da empresa, Augusto Benzi, também alegou não ter autorização para falar, mas garantiu que todos os clientes serão atendidos.

A operadora de turismo Interlaken, que tem três agências em Curitiba (duas delas em shoppings da capital), anunciou na manhã de sábado (26), pelo Facebook, o encerramento das suas atividades. “Após 30 anos de serviços prestados ao segmento de turismo, infelizmente encerramos as nossas atividades em função da crise econômica. Lamentamos muito o ocorrido e faremos o possível para sanar individualmente os danos causados a cada um dos clientes” dizia o comunicado publicado na rede social.

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