Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gastronomia

Clube dos Oito comemora 35 anos

Em 1970, um grupo de oito curitibanos tinha de recorrer aos restaurantes quando suas esposas viajavam para a praia com os filhos, durante o verão. Na época, os pratos não eram tão sofisticados e, para resolver a falta de variedade nos cardápios, eles criaram um clube especial. Os amigos se revezavam na cozinha e preparavam pratos diferentes e saborosos.

O que no início parecia apenas uma brincadeira acabou virando um registro cultural da Sociedade Thalia. "Muitos foram os que passaram pelo clube. Todos com muita vontade de inovar e com um paladar muito aguçado", conta o promotor Ary Cinielo, integrante há 31 anos.

As reuniões se tornaram frequentes e hoje o grupo é formado por sete homens (embora o nome original tenha sido mantido) das mais variadas profissões. Eles se encontram todas as segundas-feiras para saborear pratos inovadores. "Cada encontro tem um mestre-cuca e os outros apenas apreciam o jantar e dão as notas", explica o corretor Wilson de Lima, um dos fundadores do Clube. Ele conta que nenhum dos participantes possui cursos de culinária. "Aprendemos muito com a prática. E com nossas mulheres também", admite. Porém, nenhuma mulher é convidada para os jantares. São apenas homens. Inclusive os convidados. "É uma espécie de clube do bolinha, no qual o cuca do dia se responsabiliza por tudo, inclusive pelos gastos", revela o professor Rubens Marchand.

Mas hoje todos se reúnem para preparar um jantar especial em comemoração aos 35 anos do grupo. "Mantemos nossa fidelidade à cozinha experimental", afirma o corretor Luiz Mansur.

* Serviço: O jantar em comemoração aos 35 anos do Clube dos Oito será servido hoje, às 20h30, na Sociedade Thalia, em Curitiba. Convites no local.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.