Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INCÊNDIO

Colecionador tenta atear fogo no Museu das Conchas em Guaratuba

Matinhos – Boa parte do acervo de 9 mil peças do Museu Casa das Conchas, de Guaratuba, no litoral, foi perdido após incêndio ateado pelo dono do local, Walter Heckmann, de 78 anos, na tarde do último sábado, segundo informações da Delegacia da cidade. A perda exata não pode ser calculada porque o local, de propriedade particular, está fechado e os familiares de Heckmann não quiseram comentar o caso ou não foram encontrados pela reportagem.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, Heckman jogou gasolina numa das salas do museu e ateou fogo. Depois teria tentado se matar. Ele foi levando à Santa Casa de Guaratuba, onde foi medicado com ferimentos leves. Na casa onde funcionava o Museu, a polícia apreendeu uma pistola de Marca Walter Calibre 765, com seis munições intactas, e uma espingarda de Marca Boito Calibre 12, com duas munições intactas. A espingarda não possuía registro e por isso o proprietário foi levado à delegacia ao deixar o hospital. Depois de pagar fiança de R$ 60, Heckmann foi liberado e agora deverá responder processo por porte ilegal de arma de fogo.

Segundo o delegado plantonista no dia do incidente, Marcelo Lemos de Oliveira, "o dono do museu estava nitidamente alterado psicologicamente, falando coisas desconexas." Ainda de acordo com o delegado a família já teria procurado assistência psiquiátrica para Heckmann.

A reportagem foi até o museu, mas a casa estava fechada e o caseiro foi instruído pelos donos do local a não comentarem o caso. A paixão de Heckmann por conchas começou ainda na infância. Na juventude, ele deixou de praticar a caça submarina para iniciar a coleta das mais interessantes conchas pelo Brasil.

O Museu das Conchas de Guaratuba abrigava uma coleção de 9 mil unidades encontradas em praias de todo o Brasil e exterior. Entre os exemplares do acervo, estava a concha do molusco da espécie Tridacna gigas, a maior do mundo, encontrada nas praias da Polinésia, no Oceano Pacífico, e que pode atingir 2 metros de comprimento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.