Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adilson Alves

Acentos diferenciais

Quando estourarmos nossas sidras na virada do ano, poderemos mandar a seguinte frase sem acento: ela para no bar para tomar conhaque

Aprendemos nas lições de acentuação que os acentos diferenciais se prestam a desfazer possíveis equívocos quanto ao sentido de determinadas palavras de grafia semelhante. Na verdade, temos uma mixaria de palavras que levam esse tipo de acento. Já tivemos centenas, como os mais "antigos" devem estar lembrados. Vejamos as novidades.

Até o último segundo de 2008, seremos obrigados a acentuar a forma verbal "pára". Exemplo: "Todo dia Regina pára no bar e toma um conhaque". O acento tem aí a função de diferenciar o verbo da preposição "para". Agora uma frase parecida: "Todo dia Regina pára no bar para tomar um conhaque". Quando estourarmos nossas cidras na virada do ano, poderemos mandar tudo sem acento: ela para no bar para tomar conhaque.

Também estão de malas prontas o "pélo" (eu pélo o porco) e o "pêlo" (os pêlos do meu pé). Fica só a forma "pelo", que vai ser verbo, substantivo e preposição. E vão de carona o "pólo" (o Pólo Norte e o pólo aquático), a "péra" (substantivo que ninguém usa, que significa pedra) e a "pêra" (aquela fruta gostosa). Restam o "polo" e a "pera". De cara limpa e para o que der e vier.

Algumas palavras, no entanto, não chegaram a um acordo. Daí que teremos ainda "pôr" e "por": com acento temos verbo; sem acento, preposição. Notem: 1) "Eu vou pôr a roupa no varal". 2) "Eu luto por um mundo melhor". E mais duas palavras rebeldes: "pôde" e "pode". A forma acentuada é o passado do verbo: "Ele não pôde fazer nada". A forma sem acento é o presente: "Ele não pode fazer nada por você".

Sobra-nos ainda a possibilidade de acentuar ou não as palavras "forma" (a "fôrma" do bolo) e "demos", verbo conjugado no subjuntivo na primeira pessoal do plural (O mundo espera que nós dêmos o exemplo!). São duas formas facultativas: tanto faz, tanto fez.

Adilson Fernandes é professor

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.