Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adilson Alves

Os obstáculos (transponíveis) da língua

A grafia de determinadas palavras ou locuções, cujas diferenças muitas vezes se resumem a um "simples" hífen, tem o poder de paralisar muitos de nós, exatamente no momento em que nosso texto está jorrando como as Cataratas do Iguaçu. Culpar a língua ("Eta lingüinha complicada!") é exagero: alemães, russos, peruanos e romenos certamente têm seus momentos de hesitação diante de determinadas palavras. Jogar a culpa em nós mesmos ("Eu sou um desastre!") é compactuar com um discurso perverso, segundo o qual alguns de nós não nascemos para saber a língua mesmo.

Claro: é importante saber que "mau" e "mal" têm sentidos diferentes, embora quase todos os brasileiros pronunciem as duas palavras da mesma forma. Digo quase todos porque ainda ouvimos, muito raramente, falantes pronunciarem o "l" de mal. Sim: "dia-a-dia" e "dia a dia" também têm significados distintos. A primeira locução, com hífen, significa "cotidiano", "rotina": o meu dia-a-dia é bastante movimentado, isto é, a minha rotina é bastante movimentada. A segunda locução, sem hífen, significa "dia após dia", "diariamente": dia a dia descubro qualidades em minha namorada, ou seja, diariamente descubro qualidades...

Caso você faça parte do grupo que se imobiliza quando tem dúvida quanto à grafia de determinada palavra, saia logo dessa vida e vá adiante. Quando terminar de redigir o texto, abra um dicionário (ou um manual) e faça a correção das palavras "difíceis". É assim o dia-a-dia das pessoas que escrevem. Dia a dia elas compreendem a importância de uma boa revisão de texto, mas sem se sentirem paralisadas diante de determinadas palavras. Também não faz mal algum pedir ajuda para um colega quando estiver na dúvida. Mas cuidado: às vezes temos maus colegas. E pode acontecer de ele fazer questão de deixar você mal na foto.

Adílson Alves é professor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.