• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo/Arquivo

Comemorado no sábado (13), o Dia de Santo Antônio tem um gostinho especial para a comunidade de São Sebastião, no Umbará. Lá, nos confins da Rua Nicola Pellanda, perto do número 9.000, fica um pequeno oratório, que surgiu como capelinha e quase foi gruta, tudo em nome da devoção ao santo. O lugar abre por exatos 14 dias no ano. No dia do santo e nos 13 dias que o precedem, durante a trezena, quando os fiéis se reúnem para rezar. O espaço é apertado: cabem 30 pessoas sentadas. Mas a festa, ponto alto das celebrações, reúne mais de mil. No sábado, as festividades começam com a missa do padre Jacó, seguido da bênção dos pães. Depois vem o arraiá junino, com música, quentão e pinhão. Além, é claro, da venda do bolo com as famosas “medalhinhas” – aquelas que quem encontra tem uma ajudinha para casar ou alcançar uma graça.

“Agendão da Gazeta”: saiba o que acontece em Curitiba e região em junho

Confira as festas de Santo Antônio e outros eventos de Curitiba e RMC no Agendão.

Leia a matéria completa

História

A história da “capelinha” remonta a 1949, quando a devota Itália Bobato Rosa remeteu a cura de uma doença à intervenção do santo. Ela pediu a seu irmão, Victório, que construísse uma gruta. Ele foi lá e construiu uma capela (posteriormente o espaço foi “rebaixado” a oratório, conforme a hierarquia da Igreja Católica). O espaço foi adotado pela comunidade do Umbará, e gente de toda a paróquia aparece por lá no dia do santo, segundo conta Lorene Cenci, ministra da capela São Sebastião, uma das responsáveis pela festa.

Mostra reciclada

A reciclagem do isopor virou competição entre os alunos das escolas particulares de Curitiba. Das 12 instituições participantes, foram selecionados 24 trabalhos. Eles ficam expostos no Shopping Palladium, em Curitiba, nesta sexta-feira (12) e no sábado (13). O projeto Planeta Reciclável é uma iniciativa do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe). O Palladium fica na Avenida Presidente Kennedy, 4.121.

Show de graça

A curitibana Jenni Mosello faz uma apresentação gratuita nesta quinta-feira (11), no Museu Oscar Niemeyer. Aos 21 anos, a cantora passeia pelo jazz, blues e soul. A apresentação marca também o lançamento de seu álbum autoral Sketches, Jenni Mosello, com cinco faixas em inglês. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do MON. O show será no Teatro Poty Lazzarotto, que fica no complexo do museu, às 19 horas. Para ter mais informações sobre artista, acesse www.jennimoselllo.com.

CineMaterna

O CineMaterna, que promove sessões de cinema para mães e bebês, ocorre neste mês nas salas VIPs do Cinépolis, no Pátio Batel. Todos os participantes pagam meia-entrada e têm direito a estacionamento gratuito. A sessão será nesta quinta-feira (11), e é voltada a bebês de até 18 meses. As sessões ocorrem mensalmente, e o filme exibido é escolhido em votação no Facebook, pelo www.facebook.com/CineMaterna.

Divulgação

Jovens bailarinos

A Cia Jovem, braço de dança do Teatro Guaíra para jovens talentos, faz uma série de apresentações neste fim de semana, no Guairinha. No sábado (12) e domingo (13) há apresentações dos grupos Sênior e Júnior, às 14 h, 18 h e 20h30. Entre as coreografias está La Esmeralda, peça pela qual a dançarina Gabrielly Martins recebeu um prêmio, na mostra o Balé Teatro Guaíra. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O teatro fica na Rua XV de Novembro, 971. Mais informações pelo www.teatroguaira.pr.gov.br.

Sinalização na igreja

A falta de sinalização de trânsito em frente à igreja Santa Rita, em Curitiba, virou desculpa para motoristas abusarem da velocidade, segundo denuncia o leitor Vando Oliveira Rocha. A situação se agrava nos fins de semana, quando há missas, celebrações e aulas de catequese para crianças no local. A prefeitura de Curitiba informou à coluna que a Rua Arcésio Barros Lima, onde fica a igreja, está incluída no projeto que prevê a implantação de lombadas em bairros de Curitiba. A ação está em fase de licitação.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]