• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade social receberão hoje, às 12h30, em Curitiba, um almoço especial preparado com alimentos que seriam descartados por atacadistas da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR). Os produtos estão em condições de consumo, mas seriam postos de lado devido à perda de valor comercial. A separação, manipulação e a elaboração do cardápio começaram ainda na quarta-feira, sob o comando da chef Regina Tchelly (foto), do Rio de Janeiro, criadora do projeto Favela Orgânica, que promove oficinas sobre como utilizar integralmente os ingredientes no preparo dos pratos. O almoço está sendo feito por chefs voluntários de diversos restaurantes da cidade e é organizado pela Ceasa e pelo Provopar Estadual.

Moradores de rua

Segundo o voluntário da ação João Alceu dos Santos, as famílias que participarão do almoço moram na região da Ceasa, no bairro Tatuquara, e já recebem semanalmente a doação de frutas e legumes da Central de Abastecimento. No domingo, outro almoço será servido com os alimentos que seriam descartados, desta vez para moradores de rua da região do Passeio Público.

Bebês da virada

Bebês que nascerem na virada do ano vão ganhar um plano de previdência privada com R$ 2.015 aplicados. A ação, promovida pela Icatu Seguros, abrange recém-nascidos de todo o país, desde que venham ao mundo de parto normal, entre meia-noite e 2 horas da manhã do dia 1º de janeiro de 2015. Não haverá sorteio nem existe necessidade de cadastro prévio. Para participar, basta a família entrar em contato com a empresa, solicitar o plano e apresentar a documentação pedida. Mais informações: www.osbebesdavirada.com.br.

Museu da Vida

Será inaugurado na manhã de hoje em Curitiba o Museu da Vida, espaço cultural voltado à divulgação do trabalho de mais de 30 anos desenvolvido pela Pastoral da Criança e pela médica Zilda Arns com gestantes e crianças de até 6 anos. O local também divulgará estudos e trará exposições e ações educativas sobre cuidados com a saúde. A partir de hoje, o museu estará aberto ao público todos os dias, incluindo fins de semana e feriados – exceto entre os dias 24 dezembro e 4 de janeiro de 2015 –, sempre das 8 às 19 h. A entrada é gratuita. O museu fica na sede da coordenação nacional da Pastoral, na Rua Jacarezinho, 1.691, no bairro Mercês.

AgendArte

Neste domingo, das 16 horas à meia-noite, haverá a festa de lançamento da AgendArte 2015, agenda que em meio ao calendário traz prosa, poesia e ilustrações. A publicação é editada em Curitiba há cerca de 20 anos pelo poeta e artista gráfico Gerson Guerra. O evento terá roda de samba e a apresentação de DJs. A entrada custa R$ 40, com comida liberada e direito a uma AgendArte. Será no espaço Ses Salines, na Rua Prefeito Ângelo Lopes, 2.156. Mais informações: (41) 9971-6170 (Gerson Guerra) e (41) 9972-2898 (Simone Tanus).

Hinos a Papai Noel

Daniel Castellano / Gazeta do Povo

A menos de 15 dias das comemorações pelo nascimento de Jesus, parece que a "maldição" da canção "Então é Natal" abandonou os curitibanos. Neste ano, ao menos nas lojas do Centro da cidade, não se ouve mais a tradicional música na voz arrastada da cantora Simone. O que parece nunca mudar é a música executada pelos índios da Praça Carlos Gomes (foto), a famosa "Oração pela família".

Nádina na Seti

A ex-reitora e atual pró-reitora de Planejamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, vai assumir a assessoria técnica da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a partir de janeiro. O convite, feito pelo secretário João Carlos Gomes, foi aceito na tarde de ontem. Nádina é graduada em Biblioteconomia pela UEL e tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. A UEL ainda não tem um nome para o lugar da pró-reitora.

Colaborou: Bruna Komarchesqui

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]