• Carregando...
 |
| Foto:

É difícil andar pelas ruas e não encontrar cães e gatos abandonados. Para proteger esses bichinhos, organizações não governamentais se multiplicam no Paraná. Muitas vezes sem apoio das autoridades, os voluntários usam e abusam da criatividade para arrecadar dinheiro para pagar rações, remédios, cirurgias e o deslocamento constante que é feito para resgatar animais em condições de perigo. Os gastos vêm a galope. A Canil Lar, de Ponta Grossa, gasta R$ 250 por dia só com ração. A instituição, criada em 2009, tem um abrigo com 300 cachorros e 69 gatos. "Eu recebo doações de colaboradores", conta a presidente da ONG, Rosélia Vanat, que também tem um carnê mensal pago por apoiadores.

Amigos dos bichos 2

Arquivo Pessoal

Também em Ponta Grossa, a SOS Bichos, fundada em 2011, vende camisetas, sorteia brindes entre os colaboradores e está montando um calendário com fotos de animais resgatados e adotados. Uma das estrelas é a gata Cindy (a primeira da foto). Ela teve as patas traseiras amputadas após ser atropelada e abandonada ferida quando ainda era filhote. Uma voluntária entregou a gatinha à SOS Bichos, que intermediou a adoção feita por Andresa Scaramella. Hoje Cindy vive com outros amigos bichos adotados por Andresa, como a gatinha Milly. Segundo a presidente da ONG, Maria José Silveira, Ponta Grossa tem cerca de 36 mil animais nas ruas.

Amigos dos bichos 3

Na Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, bingo e pedido de doação em dinheiro e em materiais, como jornais e cobertores, fazem parte do cotidiano dos voluntários. A entidade, que não recebe dinheiro público, tem dois abrigos com 900 animais, entre eles seis cavalos. Para não estimular o abandono, a organização aceita apenas cães e gatos doentes ou feridos. "Quando vemos pessoas abandonando animais em frente ao abrigo, denunciamos à delegacia", diz a responsável pela ONG, Soraya Simon. O abandono é crime (Artigo 164 do Código Penal) e pode dar de 15 dias a seis meses de detenção ou multa. Quem quiser ajudar as instituições pode acessar os sites www.spacuritiba.org.br e www.sosbichos.eco.br ou mandar e-mail para canillar@hotmail.com.

Na próxima terça, às 19 h, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão de Curitiba, Fábio Dória Scatolin, dará uma palestra, no Teatro Bom Jesus, sobre o metrô da capital paranaense. O evento é direcionado aos estudantes do curso de Ciências Econômicas da FAE Centro Universitário, mas será aberto ao público externo. A entrada é gratuita. O Teatro Bom Jesus fica na Rua 24 de Maio, 135, no Centro.

Universo fantástico

A Cinemateca de Curitiba promove neste domingo, a partir das 14 h, o último dia de programação do evento Mondo Estronho, que mescla literatura e cinema por meio de palestras, bate-papos, exibição de filmes e outras atividades. A entrada é gratuita, inclusive para a exibição dos filmes. Os temas das palestras vão da literatura juvenil ao cinema de horror, painéis sobre literatura fantástica e cinema independente, oficinas, dicas para autores novatos e lançamentos literários. A programação inclui também a exibição de curtas e longas do cinema independente de Curitiba e de outras partes do Brasil. Mais informações: bitly.com/universofantastico.

Outubro Rosa

Neste domingo, no Shopping Palladium, alunos e professores da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) darão dicas às mulheres que estão lutando contra o câncer de mama e as outras manifestações da doença. Haverá orientações de saúde e nutricional, dicas de automaquiagem, massagem e aconselhamento sobre produtos hipoalergênicos, entre outras atividades.

Colaborou: Maria Gizele da Silva

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]