
A leitora Andrea Don captou um fato inusitado na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Silveira Peixoto, no bairro Batel: o homem chegou a cavalo, amarrou o animal na grade de um prédio e foi almoçar em um restaurante. "Mesmo Curitiba sendo já uma grande cidade às vezes nos deparamos com situações inusitadas como esta", diz Andrea. Ela destaca que não se tratava de um animal de catadores de recicláveis. "[O cavalo] está todo aparelhado com cela e acessórios." A foto foi tirada no último sábado.* * * * *
Eu vou
2º Festival de Voo Livre na Ilha do Mel
O que tem lá
Cinquenta pilotos vão competir em duas categorias: permanência de voo e precisão do pouso. A competição será no sábado e domingo, mas a festa vai além da rampa natural do Morro do Sabão, na Praia de Encantadas. Além de apreciar o esporte, o visitante ainda pode curtir a paisagem da ilha e participar da oficina de fandango, dança típica caiçara, e do baile de forró no sábado à noite.
Onde fica
Ilha do Mel, litoral do estado: Hoje, a última travessia a partir de Pontal do Sul é às 19 horas. No sábado e domingo, a barca funciona das 8 às 18 horas, com saídas a cada 30 minutos. O valor da travessia, ida e volta, é de R$ 23,00 por pessoa.
* * * * *
Táxis de menos
Quem precisou de um táxi depois de participar da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na tarde de quarta-feira, teve de exercitar a paciência. Muitos dos participantes esperaram até uma hora pelo veículo. Mesmo levando-se em conta que o trânsito é complicado nos fins de tarde na região da Avenida das Torres, no Jardim Botânico, o fato reforça a ideia de que faltam táxis em Curitiba, debate que já chegou à Câmara Municipal.
Mulheres bateristas
O Jokers (R. São Francisco, 164, no Centro Histórico de Curitiba) promove hoje a segunda edição de Girls On Drums, único evento brasileiro com apresentações somente de bateristas mulheres. Nesta edição a noite terá estrelas brasileiras como Vera Figueiredo e Simone Sou, além das curitibanas Shirley Granato (da banda Filó Soul Fia Funk) e Lucy Peart (da banda Punkake) e a santista Jully Lee, com sua bateria gigantesca. O slogan do evento é "Elas continuam quebrando tudo na cozinha". Sem machismo: na linguagem das bandas, a bateria e o contrabaixo são chamados de "cozinha". Começa às 20 horas.
Herói da Pátria
Hoje fazem 117 anos que morreu Ildefonso Pereira Correia, o barão do Serro Azul, fundador da Associação Comercial do Paraná (ACP) e primeiro paranaense entre os Heróis da Pátria. A data será lembrada durante solenidade às 11 horas, na Praça Miguel Couto, a pracinha do Batel, onde há um busto de Correia. O barão do Serro Azul foi executado a mando do general Éwerton de Castro, então comandante do Distrito Militar de Curitiba, no período da Revolução Federalista. Considerado traidor da Pátria, sua memória só começou a ser resgatada a partir de 1940. Em 2008, uma lei proposta pelo então senador Osmar Dias, inscreveu o nome de Correia no Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.
* * * * *
"Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros."
Mahatma Gandhi (1869-1948), pacifista indiano.



