Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Boneco estudante

Curitiba bem que poderia adotar o exemplo da cidade de Leicester, na Inglaterra, que está usando manequins pintados como se fossem alunos de escola para diminuir acidentes de trânsito. Os bonecos, de tamanho natural, foram instalados nas últimas semanas nas calçadas próximas a uma escola primária e fazem parte de um projeto de segurança nas ruas. A intenção é lembrar os motoristas de que há crianças circulando na área, para que eles reduzam a velocidade perto das escolas.

Prevenção

Mesmo sem enfrentar fiscalização antifumo tão forte como vem ocorrendo em São Paulo, bares de Curitiba se previnem com a abertura de áreas externas. Na Rua Itupava, que vem se tornando um centro de botecos à moda curitibana, tem quintais e calçadas com mesas e cadeiras. Os frequentadores tomam conta desses espaços quando o frio dá trégua. Mas nem todos perdem o costume de fumar nos ambientes fechados, ainda enfumaçados.

Tendência inevitável

Se a maioria dos jogos eletrônicos usados pelos brasileiros vem da China, é justo que os jovens chineses sejam praticantes. Ontem à tarde, numa das centenas de lanchonetes de chineses de Curitiba, um garoto de 6 anos movia os polegares com agilidade impressionante num jogo "muito difícil", como definiu. Difícil e cativante, pelo jeito. É que o garoto não deu a mínima quando o Flamengo empatou o jogo com o Grêmio e muitos frequentadores vibraram.

Lixo pelo ralo

O esgoto que chega à estação de tratamento CIC-Xisto carrega sacolas plásticas, embalagens de papel, camisinhas e inúmeros outros tipos de objetos que deveriam estar no lixo. Todo o material precisa ser retirado e, então, encaminhado pela Sanepar para aterros. A empresa monitora o que entra na rede de esgoto, mas nem sempre consegue identificar as irregularidades. O excesso de lixo é um indício de que galerias pluviais estão indevidamente conectadas à rede de coleta de esgoto urbano.

Lentidão

As obras na PR-151 entre Carambeí e Castro, área da concessionária Rodonorte, estão exigindo paciência redobrada dos motoristas nas horas de maior movimento. Há mais de dez quilômetros de tráfego lento. As obras transformam a via dupla em pista simples e os motoristas, acostumados ao fluxo rápido, precisam pisar no freio e acompanhar os caminhões.

Nada de e-mails

Atenção, povo: o Ministério da Saúde esclarece que não utiliza e-mails como forma de contato direto com o cidadão. O alerta é reforçado porque foram detectados e-mails na internet em nome do Ministério da Saúde com supostas recomendações de prevenção contra a influenza A (H1N1) e um link "clique aqui". A população não deve abrir essas mensagens, mas sim apagá-las imediatamente, pois podem ser a porta de entrada para vírus ou para a ação de fraudadores em busca de dados pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito...

Muito saudosismo

Um cinema do Batel, recém-inaugurado, fez saudosistas lembrarem dos antigos cines dos bairros, tipo o Cinema Paradiso. Numa sessão, apagou a luz e demorou para voltar o filme no ponto onde tinha parado. Noutra, ao começar direto no filme, rodou alguns minutos aparecendo a tela cinza, "como um carro afogado, demorando para pegar", na visão de um espantado assistente.

* * * * *

Até o próximo dia 4 de setembro, a Escola de Informática e Cidadania (EIC) do Shopping Jardim das Américas recebe inscrições para os cursos básicos e avançados voltados a jovens – com idade mínima de 14 anos – e adultos. São oferecidas aulas sobre o sistema operacional Windows, as ferramentas da internet e os programas de computador Word, Excell, Power Point, Publisher e Movie Maker. Informações: (41) 3266-7733.

*** Amigos Solidários na dor do luto é um grupo de ajuda mútua que se reúne uma vez por semana, às segundas-feiras, às 14h30, na sala 104 da ala de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – na Praça Santos Andrade. Informações: (41) 3252-5016.

*** "Existe uma diferença entre filosofia e frases de caminhão." (Charles Schulz)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.