• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Ao ler a matéria sobre o minhocário caseiro, publicada pela página de Vida Prática da Gazeta do Povo na última sexta-feira, o técnico em TI Juliano Kessler enviou a ideia de um sistema criado por ele, usado para dar destinação às fezes de animais domésticos. O ciclo é de 2 a 3 meses para que a mistura se transforme em húmus e possa ser usada como adubo em plantas do jardim.

Mas, e o cheiro?

A mágica, garante Kessler, está na reação entre o nitrogênio das fezes e o carbono – presente em folhas secas, jornal ou serragem usada na mistura –, o que evita o mau cheiro. Todo o processo é feito com uso de pás, não havendo a necessidade de manusear o adubo. Os detalhes de como montar e manter uma composteira para fezes de cães podem ser conferidos no blog www.caopostagem.blogspot.com.br

Cuidados à saúde

Fazer compostagem de fezes não representa um risco à saúde, desde que sejam respeitadas algumas regras. Como o cão pode ser hospedeiro de parasitas, é altamente recomendável que o animal esteja com a vacinação em dia. Também não é indicado o uso do húmus em hortas para consumo humano.

Curso sobre Direitos Humanos

Para encerrar as comemorações do Mês do Advogado, a UniBrasil promove entre hoje e quarta-feira um seminário internacional sobre Direitos Humanos, com o professor doutor Gándara Carballido, da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha, na Espanha. O evento será no auditório da Escola de Magistratura do Paraná (EMAP), em Curitiba, das 8h30 às 12h30. As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (41) 3361-4315 ou e-mail mestrado@unibrasil.com.br.

Pior que droga

Estudo publicado no jornal General Dentistry, da Temple University, da Filadélfia, aponta que o consumo excessivo de refrigerante – com ou sem açúcar – é tão prejudicial para os dentes quanto o uso de metanfetamina, cocaína ou crack. Todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. Pacientes consumidores de refrigerante acompanhados durante os estudos ficaram com os dentes danificados, descoloridos e desgastados – tão comprometidos quanto os dentes de usuários de drogas.

Para quem não dispensa o refrigerante, vale ressaltar que a escovação dental não pode ser realizada imediatamente após a ingestão de alimentos ácidos, já que a ação do ácido associada à ação mecânica da escovação pode ser ainda pior. O ideal é fazer sempre um bochecho com água e aguardar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Cliques eternizados

A neve que cobriu de branco algumas cidades do Paraná no dia 23 de julho já entrou para a história. Agora, as registradas naquela data vão para uma exposição, em comemoração ao Dia Nacional da Fotografia. A mostra "Exposição Itinerante Guarapuava branca de neve" será inaugurada hoje na cidade da região Central-Sul do estado.

Mais de 300 imagens foram enviadas para o concurso e 15 foram selecionadas para compor a mostra coletiva. A abertura da exposição será hoje, às 19 horas, no Empório Dom Henrique e pode também ser conferida durante a semana no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]