O hábito de tomar chimarrão na Região Sul do país pode agravar o número de casos da nova gripe na região, caso a cuia com a bebida seja compartilhada com alguma pessoa infectada pelo vírus Influenza A (H1N1). De acordo com Eliane Piffero Goulart, secretária municipal de Saúde de Itaqui (região de fronteira com a Argentina), a vida do vírus Influenza A (H1N1) tem "durabilidade" diferente de acordo com o meio transmissor. "Por exemplo, ele dura cinco minutos em uma mão contaminada. Em uma superfície lisa, a vida aumenta para um período de 24 a 48 horas. No caso da saliva, a transmissão é direta. O compartilhamento da cuia de chimarrão se enquadra na transmissão pela saliva", adverte.
* * * * * *
Seria um instrutor?
A irresponsabilidade de um instrutor de autoescola embriagado causou graves ferimentos em um motociclista em Belo Horizonte. Após a colisão, o instrutor Waldir Muniz da Costa, de 49 anos, foi submetido ao teste do bafômetro, que detectou 0,7 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, bem acima dos limites estabelecidos pela lei seca. Ele teve a carteira de habilitação apreendida e terá, ainda, de pagar multa de R$ 957,70.
Muito esquecido
Um representante comercial paulista se deu mal ao tentar enganar a polícia. Eleildo José Rocha, de 37 anos, foi preso por falsa comunicação de crime. Ele inventou um sequestro relâmpago para tentar explicar à polícia por que o carro dele estava estacionado na contramão em uma rua de Belo Horizonte. Levado para a delegacia, confessou que passou grande parte da noite bebendo em um bar e nem sabe como chegou em casa. Muito menos como e onde estacionara o seu carro.
Fechado demais
Leitor concorda que o curitibano tem fama de introvertido, mas que não precisaria levar isso ao trânsito. O que ele quer dizer é que, no inverno, por volta de 17h30 já está suficientemente escuro para que as lanternas do carro sejam ligadas, e boa parte dos motoristas não faz isso. E observa que carros escuros, foscos e empoeirados circulam por ruas escurecidas por árvores frondosas com tudo apagado, "furtiva e perigosamente". Na Rua Hugo Simas, na sexta-feira fechada de neblina por volta das 7h30, ele marcou a passagem de 50 carros. Vinte não tinham as lanternas acesas e 12 ainda eram de cor preta. "As lâmpadas do carro são duráveis e baratas, e a energia vem do próprio carro, a custo zero", completa.
Tudo com sabor
Engenheiro curitibano conta que ficou surpreso ao ouvir, em uma farmácia no São Braz, um anúncio de alto-falante oferecendo preservativos masculinos de diversos sabores. Constatou que existem camisinhas sabor chocolate, hortelã, banana e outras. Para ele, isso sugere cenas inéditas para conceitos antigos, como "não gostar da fruta" ou "descascar o abacaxi". "Foi-se o tempo em que apenas se dourava a pílula, recurso usado antigamente em farmácias", brinca.
Presbiterianos
O pastor presbiteriano independente reverendo Jean Carlos Selleti foi reeleito, mês passado, presidente do Sínodo Meridional da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O sínodo compreende região eclesiástica dos três estados do Sul do Brasil. Jean é mestre em Bioética pela Universidade de Brasília, autor de livros editados pela Vozes, coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Evangélica do Paraná (Curitiba), pastor de sua igreja em São José dos Pinhais e um dos diretores do Instituto Ciência e Fé...
Ciência e Fé
... A propósito, Jean será um dos conferencistas do ciclo de debates sob o tema "Desafios à Fé na Sociedade Secular", que o Instituto promoverá de 11 a 14 de agosto, no salão de eventos da Paróquia de S. Francisco de Paula (Rua Des. Motta, 2.500), de 20 às 22 horas. Os demais preletores serão o professor Waldemiro Gremski, Cícero de Andrade Urban, Antônio Carlos da Costa Coelho e padre Ricardo Hoepers.
* * * * * *
O Santuário Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão, realiza de 10 a 12 de julho a tradicional festa em louvor à padroeira. O evento, que este ano terá como tema "Luz para Curitiba", deve atrair 30 mil fiéis para os três dias de festa. A programação inclui Missa dos Devotos, Missa Sertaneja, Procissão Luminosa, Procissão dos Motociclistas, concurso de sinhazinha, shows e diversas outras atrações. O Santuário Nossa Senhora do Carmo fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.529, no Boqueirão.
*** A partir deste mês, cerca de 700 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, beneficiados pelo Instituto Ronaldinho Gaúcho, de Porto Alegre, começam a utilizar os livros transdidáticos e ações do Programa Cidade Educadora, da Editora Aymará, de Curitiba. O material é utilizado nas oficinas semanais de cidadania e convivência, no contraturno escolar dos estudantes.
*** "Construir requer competência; para destruir, basta ignorá-la." (João Darcy Ruggeri)



