• Carregando...
 | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

A escritora, jornalista, poeta e tradutora libanesa Joumana Haddad (foto), conhecida pelo ativismo em prol das mulheres no mundo árabe, esteve nesta semana em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, onde deu entrevista sobre seu livro Eu Matei Sherazade — confissões de uma árabe enfurecida. Joumana preferiu não apontar diferenças entre "mulheres de burca" e as de cultura ocidental. "A imprensa, principalmente, gosta de fazer comparações, sempre colocando a mulher árabe numa situação pior. Na verdade precisamos lutar pelos direitos de todas as mulheres, pois são formas de opressão diferentes, mas a realidade é a mesma", disse.

Ameaças

Para Joumana, a expressão "matar Sherazade" representa tomar as rédeas do próprio destino. "Hoje muitas mulheres afirmam que têm liberdade, mas estão sempre subordinadas a um homem, que pode ser o marido, o pai ou outro, que é quem toma as decisões por elas e as mantêm economicamente", afirmou. A escritora contou que recebe ameaças e intimidações diárias, quase sempre de forma anônima. Mas afirma que as mensagens de incentivo são mais fortes. "Na semana passada uma menina síria de 14 anos me mandou uma mensagem dizendo que meu livro mudou a vida dela. Como os livros também fizeram isso comigo, não posso fechar meus olhos para o que acontece e fingir que está tudo bem, é preciso lutar, é preciso que todos lutem".

Direito da UFPR 1

Corre por aí a história de que o curso de Direito da UFPR estaria na mira do Ministério da Educação (MEC) e poderia, inclusive, ser suspenso o próximo vestibular. Um dos problemas seria o baixo desempenho dos futuros bacharéis na prova do Enade. Trata-se de um boato – pelo menos até 2016. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é o indicador usado pelo MEC para tomar quaisquer medidas em relação aos cursos superiores e leva em conta a nota dos alunos no Enade, o corpo docente, a infraestrutura e o projeto político-pedagógico. Assim como o Enade, que avalia os formandos de um mesmo curso a cada três anos, o CPC é recalculado a cada triênio. Como os alunos de Direito de todo o país foram avaliados pela última vez em 2012, eles devem encarar o Enade novamente só em 2015. Portanto, o novo CPC do curso de Direito da UFPR deverá ser divulgado apenas em 2016.

Direito da UFPR 2

O MEC pode determinar algum tipo de punição a um curso superior quando há dois CPCs consecutivos com conceito abaixo de 3 (em uma escala que vai de 1 a 5). O curso de Direito da UFPR teve CPC 3 em 2009, e conceito 2 em 2012. Vale lembrar que 70% da nota do CPC corresponde ao desempenho dos universitários no Enade e à percepção deles sobre o curso, o que faz com que boicotes e desleixo dos alunos diante do exame tragam impactos negativos ao curso todo. O Enade é um exame obrigatório para a obtenção do diploma, mas o documento é entregue ao estudante independentemente da nota na prova.

Oficina de fotografia

Uma oficina gratuita de iniciação à fotografia será oferecida em Curitiba, pela Caixa Cultural, a estudantes entre 12 e 18 anos. Para participar os interessados devem fazer a inscrição até 21 de agosto, próxima quinta, pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. É preciso ter equipamento fotográfico próprio, analógico ou digital, e/ou celular com câmera para utilização nas atividades. O curso será realizado de 26 a 29 de agosto.

Colaboraram: Fernanda Regina e Jorge Olavo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]